Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

César Prata e Sara Vidal editam CD 'Cantos da Quaresma'

Os músicos César Prata e Sara Vidal reuniram em disco 12 canções tradicionais portuguesas que são interpretadas no período da Quaresma - os 40 dias que se seguem ao Carnaval e que terminam na Páscoa.

César Prata e Sara Vidal editam CD 'Cantos da Quaresma'
Notícias ao Minuto

16:37 - 12/02/18 por Lusa

Cultura Música

"A Quaresma representa na tradição musical portuguesa um período de sublimação. Saídos da folia do Entrudo, seguem-se 40 dias de abstinência e reflexão. Ausentes os bailes, calados os instrumentos musicais e até o toque dos sinos, a música tradicional portuguesa incorporou a religiosidade profunda da época quaresmal, geradora de formatos musicais essencialmente vocais, pungentes e profundamente belos: encomendações das almas, martírios, loas [e] alvíssaras", explica a discográfica  Sons Vadios, que chancela o CD.

O álbum 'Cantos da Quaresma' resulta de um trabalho de investigação e recolha, e é editado na próxima quarta-feira, depois de os dois músicos terem apresentado estas canções em palco, no ano passado.

As recolhas foram efetuadas em várias regiões do país, tendo César Prata e Sara Vidal partido do compasso do rito religioso das canções, que através dos arranjos musicais por si feitos, ampliaram a sua musicalidade, com novas sonoridades melódicas e instrumentais.

"O resultado é o equilíbrio entre o respeito pelo legado da tradição e o atrevimento do perpetuar da reinvenção", realça a Sons Vadios.

Segundo Domingos Morais, investigador do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Universidade Nova de Lisboa, "os dois músicos, libertos de ritos e culpabilidades que os impeçam de tomar esses cantos como geradores das suas criações, lançaram-se à descoberta dos sentidos visíveis e ocultos das palavras e dos encadeamentos melódicos que as sustentam. Quase sempre, com soluções performativas de grande beleza e equilíbrio, através de uma utilização contida dos instrumentos e recursos que dominam".

O etnómusicólogo refere que este CD permite à seleção de canções feita ter "outros palcos" e "ser apreciada por quem professa esta [religião católica] ou outras religiões, ou vive outras formas de espiritualidade".

"Na escolha e organização sequencial criada por César Prata e por Sara Vidal, reconheço o risco da procura de equilíbrio entre instrumentos, vozes e atitudes para cada um dos temas tratados", afirma o investigador que sublinha em seguida: "É um processo ainda em curso que permite testar e repensar andamentos, expressão adequada, duração de cada tema, instrumentação".

César Prata, além da voz, toca guitarra, 'kalimba', sanfona, 'hangdrum', ponteiro, adufe e percussões, e Sara Vidal toca harpa celta e adufe, além de cantar também.

"A presente edição em CD dificilmente cabe em 'playing lists' limitadas, pouco abertas à diversidade hoje possível por uma geração de criadores atentos, informados e com um profundo sentido do que de mais essencial nos distingue", acrescenta Domingos Morais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório