Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 26º

Prolongados prazos de concursos de apoio sustentado às artes até dezembro

Os prazos para entrega de candidaturas aos concursos do Programa de Apoio Sustentado às Artes, nas modalidades bienal e quadrienal, para dança, artes visuais, música e cruzamentos disciplinares, foram prolongados até início de dezembro, foi hoje anunciado.

Prolongados prazos de concursos de apoio sustentado às artes até dezembro
Notícias ao Minuto

11:42 - 22/11/17 por Lusa

Cultura DGArtes

De acordo com um comunicado da Direção-Geral das Artes (DGArtes), responsável pela atribuição dos apoios, no âmbito dos concursos abertos em outubro, várias entidades pediram junto daquele organismo a prorrogação do prazo de entrega de candidaturas.

A DGArtes decidiu aceitar os pedidos e prolongar os prazos, "considerando as circunstâncias excecionais de adaptação a um novo modelo de apoio às artes e aos respetivos instrumentos de suporte, tais como formulário de candidatura e material de apoio".

Nesse âmbito, a DGArtes publicou na terça-feira, em aditamento aos avisos de abertura dos concursos ao programa de apoio sustentado, a extensão do prazo de submissão de candidaturas.

As candidaturas nas áreas da dança e da música serão alargadas até 04 de dezembro (o prazo anterior era 27 de novembro); as candidaturas nas áreas das Artes Visuais e dos Cruzamentos Disciplinares para 05 de dezembro (o prazo anterior era 28 de novembro); e as candidaturas nas áreas do circo contemporâneo e artes de rua e do teatro para 06 de dezembro (o prazo anterior era 29 de novembro).

Os concursos do Programa de Apoio Sustentado às Artes, nas modalidades bienal e quadrienal, nas áreas da dança, artes visuais, música e cruzamentos disciplinares, abriram com um valor disponível de 33,8 milhões.

Os avisos de abertura dos concursos nas quatro disciplinas foram publicados a 24 de outubro no Diário da República n.º 205/2017, Série II, emitidos pelo Ministério da Cultura.

O concurso para a apresentação de candidaturas no âmbito do Programa de Apoio Sustentado na área da dança, nas modalidades bienal e quadrienal, vai dispor de um montante financeiro global disponível de 7.310.000 euros.

Por seu lado, nas artes visuais o montante financeiro global disponível será 4.300.000 euros, enquanto na área da música ascende a 10.105.000 euros e para os cruzamentos disciplinares totaliza 12.040.000 euros.

Todos os valores foram fixados por despacho, a 18 de outubro, pelo secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, segundo os avisos.

O novo modelo de apoio às artes, instituído a 24 de agosto pelo Decreto-lei n.º 310/2017, prevê três programas: o apoio sustentado, o apoio a projetos e o apoio em parceria.

Os apoios sustentados destinam-se a financiar "entidades e agentes culturais de todo o país, nas áreas das artes visuais, performativas e cruzamentos disciplinares, que desenvolvam atividade e programação cultural continuada, a dois e a quatro anos", segundo o novo regime de apoio.

Os avisos de abertura e esclarecimentos sobre os instrumentos e condições de acesso aos concursos podem ser consultados no Balcão Artes, a nova ferramenta de comunicação da DGArtes com o setor cultural, em https://www.dgartes.gov.pt.

Encontra-se também disponível uma linha telefónica e de correio eletrónico para atendimento ao candidato, segundo a entidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório