Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Há borlas culturais para aproveitar em Lisboa e no Porto. Este fim-de-semana começa uma nova edição do Festival ao Largo.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

14:43 - 07/07/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Agenda Cultural

O fim de semana está aí e é altura de ficar a saber que eventos culturais e gratuitos poderão preencher a sua agenda.

Notícias Ao Minuto deixa-lhe aqui algumas sugestões dos mais diversificados eventos previstos no Grande Porto e na Grande Lisboa. 

O verão, já se sabe, traz mais eventos ao ar livre. Por isso são várias as opções, desde concertos em jardins a espetáculos de marionetas nas ruas, não esquecendo, claro, as sempre apetecíveis noites de cinema ao ar livre.

Este fim de semana marca o início do Festival Ao Largo, um evento que traz música e dança ao Largo do Teatro Nacional de São Carlos. Um evento que conta sempre com muita adesão, por isso recomenda-se que chegue cedo para encontrar um bom lugar.

Vamos lá então ver o que o fim de semana nos reserva:

Lisboa

CineConchas está de volta

O verão combina com cinema ao ar livre e o CineConchas é especialista nesta receita. O cartaz para este verão é bem diversificado. Esta sexta-feira há 'Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte', de Paolo Genovese. Sábado há 'La La Land - Melodia de Amor', de Damien Chazelle.

Onde Jardim Quinta das Conchas
Filme e horário Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte, 7 de julho às 21h45; La La Land - Melodia de Amor, 8 de julho às 21h45

All that Out Jazz, agora no Parque Eduardo VII

Julho está aí, o mês é novo e para o Somersby Out Jazz isto significa nova casa. Os concertos de julho vão ser no Parque Eduardo VII, um dos espaços verdes mais emblemáticos da capital. AMP - Analog Music Project e DJ João Dinis (1ª Linha) dão música a este domingo. 

Onde e Quem Parque Eduardo VII, com AMP - Analog Music Project e DJ João Dinis (1ª Linha)
Quando Domingo, 9 de julho, a partir das 17h

Jardim de Verão na Fundação Calouste Gulbenkian

Depois do sucesso da 1.ª edição, a Fundação Calouste Gulbenkian vai acolher até dia 20 de julho uma grande diversidade de iniciativas, desde concertos a filmes. Este fim de semana fica marcado por concertos gratuitos. Sábado, a Orquestra Gulbenkian sobe ao palco do Grande Auditório com Aberturas e Árias de Ópera de nomes como Verdi, Puccini ou Wagner. Domingo é a vez do projeto Fronte(I)ra e da Banda Sinfónica do Exército tocarem. Os bilhetes terão de ser levantados nos dias dos concertos. O programa completo pode ser consultado aqui.

Onde Fundação Calouste Gulbenkian
Quando Aberturas e Árias de Ópera - Orquestra Gulbenkian, 8 de julho às 21h; Fronte(I)ra às 16h; Banda Sinfónica do Exército às 21h, 9 de julho

Noites de Verão no Jardim de Coruchéus

O ciclo de concertos Noites de Verão estreia-se no Jardim dos Coruchéus, em Alvalade. Concertos todas as sextas-feiras deste mês. Julho arranca com o concerto de Ogoya Nengo & The Dodo Women's Group. A noite termina com o DJ Bruno Silva. 

Onde Rua Alberto Oliveira, jardim dos Coruchéus
Quando Ogoya Nengo & The Dodo Women's Group + DJ Bruno Silva, 7 de julho às 18h30

MIMMOS

Chama-se MIMMOS e está prestes a ter a sua primeira edição. A Mostra de Teatro de Marionetas, Máscaras e Objetos de Sintra vai trazer animação a Agualva e Mira Sintra. Todos os espectáculos de rua são de entrada gratuita e o convite está aberto a pequenos e graúdos. O programa completo pode ser consultado clicando aqui.

Onde Vários locais, em Agualva e Mira Sintra
Quando Até 9 de julho

Festival Ao Largo

Vai começar a 9.ª edição do Festival Ao Largo. O festival, que decorre durante o mês de julho junto ao Teatro Nacional de São Carlos, celebra as artes teatrais, o canto, a música e a dança. Sexta e sábado pode ver a Orquestra Sinfónica Portuguesa, liderada pela maestrina Joana Carneiro, a interpretar Bernstein e Ravel.

Onde Largo do Teatro Nacional de São Carlos
Quando 7 e 8 de julho às 21h30

Domingos no Mundo no Bartô

No Chapitô não há só artes circenses. No Bartô há também músicas do Mundo. Este domingo tocam os Ginga à Milanesa.

Onde Chapitô - Costa do Castelo, 1-7
Quando 9 de julho às 22h30

Almir Chiaratti na Fnac

A Fnac mantém a tradição de ter espectáculos de música, em ambiente mais intimista. Esta sexta-feira e também no sábado pode assistir a um concerto que combina música popular brasileira com rock psicadélico, cortesia de Almir Chiaratti.

Onde Fnac Alfragide e Fnac Vasco da Gama
 Quando  Sexta, 7 de julho, Fnac Alfragide, às 21h30; Sábado, 8 de julho, Fnac Vasco da Gama, às 17h

Porto

Felipe Vargas no Mercado do Bom Sucesso

O cantor regressa para novo concerto no Mercado do Bom Sucesso. Samba, rock e jazz compõem os vários temas que serão interpretados, assim como covers de Michael Jackson, Stevie Wonder e Seu Jorge. Para ver este sábado.

Onde Mercado do Bom Sucesso
Quando Sábado, 8 de julho, às 21h30

Rodrigo Serrão na Fnac

O músico apresenta o seu álbum de estreia com vários concertos nas lojas da Fnac no Porto.

Onde Fnac Norteshopping, Fnac Santa Catarina, Fnac Mar Shopping e Fnac Gaia Shopping
Quando Sexta-feira, 7 de julho, Fnac Santa Catarina às 18h30 e Fnac Norteshopping às 22h; Sábado, 8 de julho, Fnac Gaia Shopping às 17h e Mar Shopping às 22h

Cidade +

O evento que celebra a Sustentabilidade e o Ambiente vai ter lugar nos Jardins do Palácio de Cristal. Durante quatro dias, poderá assistir a uma performance do Balleteatro e ver em primeira mão uma escultura do artista Bordalo II. O Cidade + vai ter espaços diversificados, onde poderão assistir a concertos, peças de teatro ou ver exposições. Pode saber mais sobre a programação deste evento aqui.

Onde  Jardins do Palácio de Cristal
Quando Entre 6 e 9 de julho

Portobello... Porto Belo

Todos os sábados, o histórico e mundialmente conhecido mercado londrino de Portobello tem uma versão a pensar no 'relax' na Invicta. Eis o Porto Bello, que conta com bancas variadas. As compras terão de ser pagas com o esforço da carteira, o passeio nem por isso.

Onde Praça Carlos Alberto
Quando Todos os sábados, entre as 10h e as 19h

XII Feira do Livro da Maia

A Fundação Gramaxo recebe a 12.ª edição da Feira do Livro da Maia. Este sábado fica marcado pela apresentação do livro 'Alguns homens, duas mulheres e eu' de Maria Rosário Pedreira. Mas há mais eventos para ver. Clique aqui para espreitar o programa completo.

Onde Fundação Gramaxo, Maia
Quando Até 10 de julho

 

Raul Brandão: 150 anos, Biografia e Vida Literária

Raul Brandão, uma das singulares vozes das letras portugueses, é recordado numa exposição na Biblioteca Pública Municipal do Porto. A exposição está patente até 30 de setembro. A entrada é livre, como não poderia deixar de ser.

Onde Biblioteca Pública Municipal do Porto, Rua D. João IV
Quando De segunda a sábado, entre as 10h e as 18h

Recomendados para si

;
Campo obrigatório