Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 19º

Olga Roriz, Wellenkamp e mais dois coreógrafos no Teatro Camões

A Companhia Nacional de Bailado vai repor peças de quatro coreógrafos, entre os quais os portugueses Olga Roriz e Vasco Wellenkamp, num espetáculo que será apresentado a partir de quinta-feira, no Teatro Camões, em Lisboa.

Olga Roriz, Wellenkamp e mais dois coreógrafos no Teatro Camões
Notícias ao Minuto

14:12 - 08/05/17 por Lusa

Cultura CNB

Segundo a companhia nacional, a seleção das peças de Olga Roriz ('Treze Gestos de um Corpo'), Vasco Wellenkamp ('Será Que é Uma Estrela?'), William Forsythe ('Herman Schemerman') e Ohad Naharin ('Minus 16') baseou-se no "êxito marcante que tiveram junto do público", em temporadas anteriores.

A peça 'Treze Gestos de Um Corpo', uma coreografia originalmente concebida por Olga Roriz para o Ballet Gulbenkian, tem música de António Emiliano, cenografia e figurinos de Nuno Carinhas e desenho de luz de Orlando Worm.

Na peça, um elenco masculino alterna com um feminino numa sucessão de solos e num crescendo de intensidade dramática.

'Será Que é Uma Estrela?', de Vasco Wellenkamp, tem figurinos de Liliana Mendonça, desenho de luz de Vítor José, e foi coreografada em homenagem à bailarina Graça Barroso.

'Beatriz', de Edu Lobo/Chico Buarque, 'Eu te amo', de Tom Jobim/Chico Buarque, 'Eu sei que vou te amar', de Tom Jobim/Vinicius de Moraes, são as canções em destaque nesta peça coreográfica de Wellenkamp.

'Herman Schemerman', do coreógrafo norte-americano William Forsythe, cujo título não pretende ter qualquer significado, mostra-nos, com um humor subtil, o encontro de um casal.

A peça 'Minus 16' tem coreografia e figurinos do israelita Ohad Naharin, desenho de luz de Bambi, e a música é uma colagem de composições de diversos autores.

Até 21 de maio, as quatro coreografias vão estar no palco do Teatro Camões, e o Ensaio Solidário realiza-se na quarta-feira, a favor da Biblioteca Digital.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório