Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Artista Martin Zimmermann apresenta primeiro solo 'Hallo'

O artista suíço Martin Zimmermann vai apresentar o seu primeiro espetáculo a solo, intitulado 'Hallo', que atravessa o teatro, o circo e a dança, na Culturgest, a 10 e 11 de março, anunciou esta entidade, em Lisboa.

Artista Martin Zimmermann apresenta primeiro solo 'Hallo'
Notícias ao Minuto

13:50 - 26/02/17 por Lusa

Cultura Culturgest

De acordo com a Culturgest, o espetáculo, criado em 2014, surge ao fim de 20 anos de carreira de Martin Zimmermann, grande parte dela de trabalho conjunto com o compositor suíço Dmitri de Perrot.

Formado pelo Centre National des Arts du Cirque, Zimmermann é responsável pelo conceito, encenação, cenário, coreografia e interpretação, enquanto a dramaturgia é de Sabine Geistlich, criação musical de Colin Vallon, e figurinos de Franziska Born.

No espetáculo, Martin Zimmermann forma uma personagem "com um corpo de boneco articulado e a agilidade de um contorcionista, um tipo ingénuo e desastrado que faz rir sem querer, que mora numa pequena caixa de madeira e sai dela para entrar num cenário que lembra a montra de uma loja", segundo a descrição da Culturgest.

"O cenário e os objetos vários que nele vão surgindo têm vida própria e passam o tempo a pregar-lhe partidas, colocando-o em situações embaraçantes, desconfortáveis e divertidas, de onde dificilmente sai", acrescenta.

No centro do espetáculo estão os choques múltiplos entre o homem e as suas diversas personalidades, ou aparências, e o cenário e adereços.

Nessas personagens em que o artista se multiplica, acrescem outras que são extensão do seu corpo, representados por um manequim, e jogos de espelhos.

O título do espetáculo - "Hallo" (Olá) - é a única palavra que se houve durante todo o espetáculo, e só por três vezes, "para chamar a atenção de alguém que não se sabe quem é".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório