Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Armando Silva Carvalho vence prémio literário do Correntes d'Escritas

O escritor Armando Silva Carvalho venceu o prémio literário Casino da Póvoa deste ano com a obra "A Sombra do Mar", anunciou hoje a organização do encontro de escritores de expressão ibérica Correntes D'Escrita.

Armando Silva Carvalho vence prémio literário do Correntes d'Escritas
Notícias ao Minuto

12:55 - 22/02/17 por Lusa

Cultura Escritores

De acordo com a ata do júri, "A Sombra do Mar" foi a obra escolhida "pela força imagética da sua escrita e pela tensão conseguida entre ironia e melancolia".

O júri refere que a escolha deste livro "resultou da demorada análise e discussão deste e de outros livros finalistas", tendo sido esta opção deliberada "por maioria".

Entre as obras finalistas, "particular atenção mereceram" também "Bisonte", de Daniel Jonas, e "O fruto da gramática", de Nuno Júdice, acrescenta o júri.

Numa declaração de voto é dito ainda que "A Sombra do Mar" é uma obra que "traz um conjunto de poemas formando um corpo orgânico de grande unidade estilística e temática, no qual as alusões ao mar e à água constituem um 'leitmotiv' que percorre todo o livro em sucessivas variações: água 'criteriosa e diária', água 'arrepiada' e 'águas sobreviventes'".

Entre os finalistas do prémio, no valor de 20 mil euros, estavam também "Outro Ulisses regressa a casa", do atual ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, "Animais feridos", de António Carlos Cortez, "Auto-retratos", de Paulo José Miranda, "Bisonte", de Daniel Jonas, "O fruto da gramática", de Nuno Júdice, "Persianas", de Miguel-Manso, "Vem à Quinta-Feira", de Filipa Leal.

O júri do prémio foi constituído por Almeida Faria, Ana Gabriela Macedo, Carlos Quiroga, Inês Pedrosa e Isaque Ferreira.

O prémio literário Papelaria Locus 2017 foi atribuído a "Simplesmente Parecidos", de Juliana da Silva Barbosa, que concorreu com o pseudónimo de Miura Yigurashi, o prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha a "No Silêncio das Marés", de Helena Luísa Miranda Coentro, e o primeiro prémio Conto Infantil Ilustrado a "Uma Limpeza Necessária", do 4.º A da Escola Básica José Manuel Durão Barroso, de Armamar.

O Correntes d'Escritas prolonga-se até sábado, na Póvoa de Varzim, com uma sessão agendada para segunda-feira no Instituto Cervantes, em Lisboa, reunindo dezenas de escritores em conferências, exposições e sessões em escolas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório