Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Duas obras de Vivaldi são tocadas pela primeira vez em Portugal no sábado

Duas obras de Antonio Vivaldi são tocadas pela primeira vez em Portugal, no sábado, no Museu Nacional da Música, em Lisboa, pelo Ensemble Scaramuccia, anunciou a instituição.

Duas obras de Vivaldi são tocadas pela primeira vez em Portugal no sábado
Notícias ao Minuto

11:19 - 22/02/17 por Lusa

Cultura Música

As duas peças que serão tocadas pela primeira vez em Portugal são a Sonata em trio em Sol Maior, para violino, violoncelo e continuo, uma peça descoberta pelo musicólogo Federico Maria Sardelli e o violinista Javier Lupiáñez, que faz parte do ensemble, e a Sonata para violino e continuo em Lá Maior, descoberta por Lupiáñez.

Do programa do recital, às 18:00, constam ainda, também de Antonio Vivaldi, as Sonatas RV 810 e RV 816, para violino e continuo, e uma outra sonata, também para violino e continuo, de um compositor anónimo italiano.

Quanto às duas peças em estreia em Portugal, o "Trio Sonata para violino e Violoncelo em Sol Maior, [foi] identificada como um trabalho genuinamente vivaldiano pelo estudioso italiano Federico Maria Sardelli e pelo violinista e investigador Javier Lupiáñez, em 2014, catalogada recentemente como RV 820, e a Sonata para violino e contínuo em Lá Maior, descoberta por Javier Lupiáñez, foi incluída no catálogo vivaldiano no final de 2015", explica o museu.

"Ambas as peças fazem parte da coleção de Pisendel, em Dresden, na Alemanha, acrescenta o museu, referindo que a cidade germânica possui "uma das maiores bibliotecas com obras de Vivaldi na Europa, e isso deve-se a Georg Pisendel, concertino da orquestra da corte de Dresden, que, durante a primeira metade do século XVIII, reuniu uma incrível quantidade de música de câmara, sobretudo de autores italianos".

Vivaldi foi professor de Pisendel e tornou-se seu amigo.

"Do um ponto de vista musicológico uma das melhores razões para atribuir estas peças a Vivaldi é sem dúvida a grande quantidade de concordâncias temáticas com outras das suas obras", justifica o museu, acrescentando: "Um dos exemplos mais significativos encontra-se no primeiro movimento da Sonata em Lá Maior, para violino e contínuo, que é na realidade uma reutilização do segundo movimento do Concerto para Violino em Ré Maior (RV 205)".

O Ensemble Scaramuccia iniciou o seu trajeto no Fringe Festival, em 2013, nas edições em Utreque, na Holanda, e em Bruges, na Bélgica, tendo desde então desenvolvido "uma intensa" atividade nos palcos neerlandeses, belgas, britânicos e italianos.

O museu refere que o interesse grupo liderado por Javier Lupiáñez, em descobrir novo repertório barroco proporcionou a oportunidade de tocar em estreia mundial duas obras de Vivaldi, numa emissão gravada ao vivo e transmitida em 2014 por uma rádio da Holanda.

Em novembro de 2015, o grupo gravou o seu primeiro CD, pela Ayros, constituído por peças de Vivaldi e por "obras recentemente descobertas para violino e baixo contínuo".

No ano passado, o grupo foi distinguido com o Prémio do Público para Melhor Ensemble, do concurso internacional Göttinger Reihe Historischer Musik, na Alemanha.

Além de Javier Lupiáñez (violino e direção), o Ensemble Scaramuccia é constituído por Inês Salinas (violoncelo barroco) e Patrícia Vintém (cravo).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório