Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Teatro de Cascais Palco 13 estreia 'O Autor' para desafiar imaginação

A companhia de teatro de Cascais Palco 13 vai estrear, na quarta-feira, a peça 'O Autor', de Tim Crouch, um espetáculo que apela à imaginação e estabelece uma comunhão entre texto, atores e público.

Teatro de Cascais Palco 13 estreia 'O Autor' para desafiar imaginação
Notícias ao Minuto

18:43 - 28/10/16 por Lusa

Cultura Peça

"Os autores são todos os que aqui vierem. É um espelho. E como espelho que é, exige a coragem do olhar. A ousadia de nos encararmos a nós próprios", revela o encenador Gonçalo Carvalho.

Numa peça que se apresenta como "devolução" ao teatro do dom e direito à imaginação, o pensamento é constantemente convocado.

"Queremos que vejam as nossas e, ao mesmo tempo, as vossas imagens. Falamos de nós. Falamos de vocês. Imaginamo-vos. Mostramo-vos. Mostramo-nos", acrescenta o encenador.

João Jesus, Joana Ribeiro, Luís Barros e Gonçalo Carvalho compõem o leque de atores, num texto traduzido por Francisco Frazão e dramaturgia de Maria João da Rocha Afonso.

"O que espero quando pago um bilhete e me sento numa plateia para assistir a uma peça que o Autor escreveu e a companhia montou? O que acontece se o elemento mais forte do espetáculo for a minha cabeça enquanto público? Quem é o Autor? E qual é o papel dos atores nesta relação que tenho com quem escreveu o texto? Há um encenador neste trabalho? Afinal, o Autor somos todos nós?" são as questões que se levantam.

Num jogo entre o real, realista e representado, os conceitos vão-se revelando de forma nova e diferente.

O desafio ao público está lançado: "Este é um especáculo que vive de quem imagina. De quem ouve e cria imagens. Nós estamos preparados para vos dar uma imagem a preto e branco. E vocês? Estão preparados para a pintar?".

A estreia está marcada para quarta-feira, às 21:00, no Auditório Fernando Lopes-Graça, no Parque Palmela, onde permanecerá até 23 de novembro, de terça-feira a sábado. Os bilhetes normais custam dez euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório