Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Festivais de música devem chegar aos 2 milhões de espectadores este ano

Este ano os mais de 200 festivais de música portugueses deverão atingir os dois milhões de espectadores, revelou hoje a Associação Portuguesa de Festivais de Música (APORFEST).

Festivais de música devem chegar aos 2 milhões de espectadores este ano
Notícias ao Minuto

17:35 - 22/09/16 por Lusa

Cultura APORFEST

De acordo com a APORFEST, este ano houve 243 festivais - que têm a música como principal enfoque -, um número recorde comparado com anos anteriores, o que potencia também o número de espectadores.

Se em 2015 a associação registou 1,8 milhões de espectadores, este ano "ultrapassar-se-á, por certo, os dois milhões de espectadores" quando se fizer a contabilização total até dezembro.

No entanto, a APORFEST alerta para "uma maior clivagem e separação entre os festivais 'ditos grandes' e os restantes festivais. Em 2016, a maioria dos festivais ocorridos não ultrapassa os 500 espectadores diários".

Este ano, e de acordo com a associação, o Rock in Rio Lisboa foi o festival que registou mais espectadores - 329 mil -, seguindo-se o NOS em d'Bandada, no Porto, com 200 mil, e o Meo Sudoeste, perto da Zambujeira do Mar, com 195 mil espectadores.

Entre os dez festivais com maior audência estão ainda o NOS Alive (Algés), o RFM SOMNII (Figueira da Foz), o Festival de Paredes de Coura e o Festival Músicas do Mundo, de Sines.

A APORFEST registou este ano a realização de 61 novos festivais de música, como o Lisboa Dance Festival e Les Plages Électroniques Lisboa, e seis que foram cancelados, como o Alvalade Rocks e o Greenland Festival.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório