Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Restos mortais de Mário Cesariny vão ser trasladados para os Prazeres

Os restos mortais do poeta e artista plástico Mário Cesariny (1923-2006) vão ser trasladados para um jazigo individual, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Restos mortais de Mário Cesariny vão ser trasladados para os Prazeres
Notícias ao Minuto

17:00 - 13/09/16 por Lusa

Cultura Lisboa

Contactado pela agência Lusa, o diretor do Centro Cultural Casapiano, João Louro, indicou que a trasladação, ainda sem data marcada, decorrerá no âmbito das comemorações do 10.º aniversário da morte do artista, "grande vulto da cultura portuguesa".

Mário Cesariny faleceu a 26 de novembro de 2006, e, desde então, encontra-se provisoriamente sepultado no Talhão dos Artistas do Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

De acordo com João Louro, a Casa Pia de Lisboa, em conjunto com o testamenteiro Manuel Rosa e com a colaboração direta da Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação Cupertino de Miranda estão a preparar a trasladação dos restos mortais de Cesariny para um jazigo no Cemitério dos Prazeres, cedido pela autarquia.

Considerado um dos principais representantes do movimento surrealista em Portugal, Mário Cesariny de Vasconcelos foi poeta, pintor, e também desenvolveu um trabalho intenso de recolha, compilação e arquivismo das atividades destes artistas.

Na sequência da sua morte, veio a público a entrega, em testamento, de um milhão de euros à Casa Pia de Lisboa, valor destinado ao apoio das crianças e jovens com dificuldades sociais e económicas.

Questionado pela Lusa sobre a aplicação dessa verba, João Louro indicou que "está a ser aplicada em ações de educação e formação dos jovens" da Casa Pia, "como o artista desejou".

Ainda sobre a trasladação, o objetivo é concretizar o projeto inicial "de dar uma sepultura condigna ao artista", em colaboração com as várias instituições envolvidas.

"Os custos associados às obras de adaptação e limpeza do jazigo, que incluem a colocação de uma escultura concebida pelo amigo e testamenteiro de Mário Cesariny, Manuel Rosa, serão suportados pela Casa Pia de Lisboa, estando esta instituição a desenvolver os procedimentos necessários para o efeito", assinala o responsável, num comunicado enviado à Lusa.

Ainda segundo a mesma fonte, vai ser em breve divulgado o programa das iniciativas que vão assinalar o 10.º aniversário da morte de Mário Cesariny, com a participação de todas as entidades.

Mário Cesariny recebeu vários prémios pela obra escrita e plástica, nomeadamente o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores, e o Grande Prémio EDP de Artes Plásticas.

Depositou a sua obra plástica na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório