Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Exposição de 'collages' assinala 50 anos da morte de Breton

A exposição de 'collages' surrealistas 'À Luz dos Castelos Envidraçados', no Museu Santos Rocha, vai assinalar os 50 anos da morte de André Breton, juntando na Figueira da Foz obras de 24 artistas portugueses e estrangeiros.

Exposição de 'collages' assinala 50 anos da morte de Breton
Notícias ao Minuto

13:48 - 09/09/16 por Lusa

Cultura Figueira da Foz

A exposição internacional vai decorrer de 17 de setembro a 31 de dezembro, no Museu Santos Rocha, na Figueira da Foz, distrito de Coimbra, contando com cerca de 100 obras originais de 'collage', técnica de produção artística muito utilizada por surrealistas, entre os quais André Breton, artista francês e autor do 'Primeiro Manifesto Surrealista', em 1924.

A exposição surge como uma "homenagem" a André Breton, assinalando os 50 anos da morte do artista (28 de setembro de 1966), disse à agência Lusa um dos elementos da organização, Miguel de Carvalho.

"Nesse sentido, contactámos alguns artistas do movimento internacional surrealista para participarem na exposição para homenagear André Breton com uma linguagem que o próprio usava", explanou.

No Museu Santos Rocha, vão estar colagens de três coletivos surrealistas e de artistas de Portugal, Inglaterra, França, Canadá, Chile, África do Sul e Estados Unidos da América, entre outros.

As fontes que cada um utiliza para as suas colagens são diversas e muitas vezes estão relacionadas com "o acesso de cada um" a determinado material, explanou.

"O acaso e o automatismo é um dos suportes do surrealismo e, nessa medida, os autores acabam por utilizar as fontes que lhes vêm parar às mãos", salientou Miguel de Carvalho, livreiro antiquário que recorre, por exemplo, a tratados de anatomia antigos para fazer as suas 'collages'.

De acordo com o texto do catálogo da exposição, a "definição de 'collage' ultrapassa a simples prática do corta-e-cola verbal ou pictórico e chega a outro plano que é o da invenção de uma nova conceção de poesia, que foi, é e será a dos surrealistas".

Na exposição, vai também estar disponível o catálogo da exposição, que vai contar com a reprodução de uma obra de cada artista e um depoimento de cada um dos participantes sobre a 'collage'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório