Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Arte portuguesa ao ar livre no coração de Nova Iorque

A quinta edição das Summer Night Series, organizada pelo Arte Institute, arranca hoje à noite em Nova Iorque e leva até ao público desta cidade norte-americana música, cinema e performance de artistas portugueses.

Arte portuguesa ao ar livre no coração de Nova Iorque
Notícias ao Minuto

11:37 - 26/07/16 por Lusa

Cultura Exposição

As Summer Nights Series são um evento ao ar livre, em Union Square, em Manhattan, que reúne todos os anos artistas portugueses e de países de língua oficial portuguesa no parque de Union Square.

Este ano, o evento acontece a 26 de julho e 14 e 16 de agosto.

A iniciativa começa nesta terça-feira com a performance "CEEMI - Collaborative Experimental Electronic Music Instrument", realizada pot Gil Teixeira.

A performance tem como base uma tecnologia que transforma qualquer dispositivo que use internet sem fios, como um telemóvel, tablet ou computador portátil, num instrumento musical colaborativo.

"Foi especialmente desenhado para a performance de música por grupos de pessoas sem formação musical. O Gil Teixeira vai desafiar a audiência a fazer parte da performance e guiá-los na criação de uma peça musical original", explica a organização.

O músico Gil Teixeira, membro fundador da banda La La La Ressonance, já levou este projeto a países como a Noruega, Estados Unidos, Argentina, Reino Unido e Tanzânia.

No dia 14 de agosto, há uma mostra de cinco curtas metragens portuguesas.

O último dia do evento ainda tem a programação por fechar, mas será dedicado à música.

"Este evento é especialmente importante para o Arte Institute porque já vai na sua sexta edição e por acontecer na rua, expondo cultura contemporânea portuguesa a um vasto publico que passa pelo parque Union Square", explicou a diretora do instituto, Ana Ventura Miranda, à Lusa.

A responsável disse que "a adesão às Summer Night Series tem sido maior de ano para ano" e que "o público é bastante diversificado e maioritariamente americano".

"Acho muito importante as perguntas que recebemos ao longo do ano, sobre quando começa e o que vai incluir, porque demonstra a vontade do público em que o evento continue", explicou.

Ana Ventura Miranda afirmou que "o ambiente descontraído do parque propícia a que as pessoas estejam atentas e receptivas para saber mais sobre Portugal, os portugueses, a sua cultura e história."

Este ano, na sua sexta edição, o evento torna a contar com o apoio da autarquia de Nova Iorque e a fazer parte da sua programação cultural.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório