Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Classificação das fortificações de Elvas pela UNESCO em livro

O município de Elvas assinala, no sábado, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com o lançamento de um livro sobre a classificação das fortificações da cidade raiana como Património Mundial, pela UNESCO.

Classificação das fortificações de Elvas pela UNESCO em livro
Notícias ao Minuto

18:51 - 14/04/15 por Lusa

Cultura Monumentos

"Este livro é um resumo daquilo que consta na nossa candidatura e demonstra o trabalho que conduziu à classificação", explicou hoje à agência Lusa o presidente do município, Nuno Mocinha.

A classificação das fortificações de Elvas como Património Mundial, na categoria de bens culturais, ocorreu em junho de 2012, no decorrer da 36.ª sessão do Comité do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A obra, intitulada "Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações", vai ser lançada, pelas 16:00, no Auditório São Mateus, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que se assinala no sábado.

Segundo o autarca, a obra, coordenada por Domingos Bucho, responsável pelo dossiê da candidatura, "conta a história de Elvas", no distrito de Portalegre, e explica os motivos que levaram à classificação das fortificações como Património Mundial.

Ao lançar este livro, a autarquia pretende "reafirmar" a importância da preservação do património arquitetónico e cultural da cidade, bem como levar a população a "conhecer" alguns dos locais "emblemáticos" de Elvas.

O conjunto de fortificações de Elvas, cuja fundação remonta ao reinado de D. Sancho II, é o maior do mundo na tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, possuindo um perímetro de oito a dez quilómetros e uma área de 300 hectares.

Para assinalar, no sábado, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios o município de Elvas vai também promover a caminhada "Percursos pelo Património", pelas 10:00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório