Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 17º

Cheira-lhe finalmente a outono? Oito livros 'quentes e bons' para (re)ler

Fique a par das sugestões de leitura do Notícias ao Minuto para esta estação.

Cheira-lhe finalmente a outono? Oito livros 'quentes e bons' para (re)ler
Notícias ao Minuto

10:30 - 13/10/23 por Daniela Filipe

Cultura Literatura

Apesar do calor que se tem vindo a fazer sentir nas últimas semanas, convidativo à leitura à beira-mar, - talvez até com uma bebida fresca a acompanhar -, o que é facto é que estamos no outono. E, na verdade, o estado do tempo desta sexta-feira denuncia que a chuva está à espreita, devendo regressar já a partir de domingo, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Já pensou nos livros que vai 'devorar' esta estação?

Castanhas assadas, tardes de chuva passadas à lareira e árvores 'despidas' são, para muitos, sinónimos da estação da renovação, que antecede o tempo frio e cinzento associado ao inverno.

Com a chegada 'efetiva' do outono, o Notícias ao Minuto reuniu os livros 'quentes e bons' que deverá ler (e reler) nos próximos tempos, indo do romance à fantasia, e passando, como não poderia deixar de ser, pelo mistério e pelo terror.

Confira abaixo a lista curada pelo Notícias ao Minuto:

Notícias ao Minuto Babel, R. F. Kuang© Reprodução/Desrotina  

No coração de Oxford, no Reino Unido, está Babel, "o prestigiado Real Instituto de Tradução da Universidade de Oxford", onde "todo o poder do Império flui". Nesta história, que arranca em 1836, o leitor é convidado a seguir a viagem de Robin Swift, órfão de Cantão levado para Londres por um misterioso professor, que olha para Babel como se do paraíso se tratasse. Até que, um dia, a mística torre torna-se uma prisão. "Poderá um estudante impor-se contra um Império?", é a questão colocada por R. F. Kuang.

Notícias ao Minuto A Nossa Parte da Noite, Mariana Enríquez© Reprodução/Quetzal Editores

Em 'A Nossa Parte da Noite', a escritora argentina Mariana Enríquez brinda o leitor com "romance épico, gótico, múltiplo, uma mescla de géneros e tradições literárias, onde as personagens atravessam mundos e submundos". Num cenário marcado pela ditadura militar, pai e filho atravessam a Argentina de carro, desde Buenos Aires até às cataratas de Iguaçu. Pelo caminho, o pai tenta proteger Gaspar do destino traçado pela família da mãe, que morreu em circunstâncias pouco claras. O menino foi chamado para ser médium numa sociedade secreta, A Ordem, esperando-lhe um futuro de desgaste físico e mental rápido e implacável.

Notícias ao Minuto Falar pela Noite Dentro, Claire Daverley© Reprodução/Bertrand Editora  

Mesmo em plena adolescência, Will e Rosie reconhecem-se imediatamente como almas gémeas. Rosie é muito focada e tem o futuro cheio de planos, enquanto Will tem o seu quê de rebelde e preocupa a avó, mas não deixa de mostrar maturidade. "Apaixonam-se por entre olhares cúmplices, longas caminhadas até casa e telefonemas intensos no coração da noite, até ao momento em que uma tragédia que marcará as suas vidas para sempre apaga a possibilidade de ficarem juntos". Ainda assim, e por mais que o tempo passe, os dois nutrem um laço inquebrável.

Notícias ao Minuto Os Anjos Não Morrem e Tu Morreste Duas Vezes, Marta Duque Vaz© Reprodução/Kalandraka  

"Mulheres que sonham ser avós e outras que nem tanto. Um amor refém de um início. Uma menina-mulher de luto à espera de um sinal. Duas vidas cristalizadas numa famosa ópera de Wagner. Um vestido em suspenso para uma estreia..." É desta forma que a antologia de contos 'Os Anjos Não Morrem e Tu Morreste Duas Vezes' nos é descrita, sendo marcada por momentos do quotidiano "em que nada acontece por acaso". Abordando temas como o trabalho precário, o envelhecimento digno e a saúde mental, esta obra de Marta Duque Vaz não só celebra "as amizades cúmplices, a arte e a natureza", como dá nota de "sonhos interrompidos, encontros fortuitos ou singelas peripécias do destino e da devoção".

Notícias ao Minuto Outono, Ali Smith© Reprodução/Elsinore  

"Daniel tem a idade de um século. Elisabeth, nascida em 1984, está de olho no futuro. O Reino Unido e a Europa estão despedaçados, divididos por um verão histórico. Ganha-se amor, perde-se amor. A esperança caminha de mãos dadas com o desespero. As estações sucedem-se, como sempre, assim como as perguntas: Qual é o nosso valor? Quem somos? De que matéria somos feitos?" É este o prefácio de 'Outono', que introduz o quarteto sazonal de Ali Smith, dedicado a cada estação do ano. Trata-se, essencialmente, de "uma história sobre o envelhecer e o tempo e o amor e as próprias histórias".

Notícias ao Minuto A História Secreta, Donna Tartt© Reprodução/Editorial Presença  

Neste romance de 1992, Donna Tartt introduz-nos a um grupo de estudantes "inteligentes, excêntricos e rebeldes de uma escola em Nova Inglaterra frequentada por alunos oriundos da nata da sociedade norte-americana" que, sob a influência de um professor de Estudos Clássicos, "descobre um novo modo de pensar e viver". De tal como que, a dado momento, "torna-se tão fácil viver como matar".

Notícias ao Minuto A Vida Invisível de Addie Larue, V.E. Schwab© Reprodução/Editora Minotauro  

Num momento de desespero, Addie Larue sela um acordo que lhe garante a imortalidade, em troca da maldição de ser esquecida por todos aqueles com quem se cruza. Mas, 300 anos depois, a jovem cruza-se com um rapaz que se lembra do nome dela. E assim começa a sua história.

Notícias ao Minuto Sempre Vivemos no Castelo, Shirley Jackson© Reprodução/Cavalo de Ferro  

'Sempre Vivemos no Castelo', o último romance publicado por Shirley Jackson, é considerado uma obra fundamental da literatura norte-americana. Nesta história, ficamos a conhecer a extravagante família Blackwood — ou o que dela restou, após a morte por envenenamento de quase todos os seus elementos à mesa de jantar. Ainda que Constance, uma das filhas, tenha sido ilibada do crime, passa a viver isolada na casa da família, longe da hostilidade dos habitantes da cidade. Vive, contudo, com "o seu tio inválido, o gato Jonas e a sua irmã, Merricat, uma adolescente ingénua e invulgar que acredita em lobisomens, no poder dos objetos e em palavras mágicas, e que tudo fará para preservar este pequeno e estranho mundo". Mas esta harmonia some-se com a chegada do primo Charles, cuja presença reaviva os acontecimentos do passado.

Leia Também: "Ainda se olha para a literatura escrita por mulheres como algo menor"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório