Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Dia da Tolerância. Eis cinco livros que já foram proibidos em Portugal

O Dia Internacional para a Tolerância foi instituído em 1996. Consulte a lista dos "cinco livros que antes eram proibidos em Portugal" e que agora "são o 'reflexo' da tolerância".

Dia da Tolerância. Eis cinco livros que já foram proibidos em Portugal
Notícias ao Minuto

11:34 - 16/11/22 por Notícias ao Minuto

Cultura Literatura

Assinala-se, esta quarta-feira, dia 16 de novembro, o Dia Internacional da Tolerância, que tem como “objetivo relembrar a importância de valores democráticos como o respeito pelo outro e pela diferença”. Para marcar o dia, a FNAC recomendou “cinco livros que antes eram proibidos em Portugal” e que agora “são o ‘reflexo’ da tolerância”.

O Dia Internacional para a Tolerância, celebrado em 16 de novembro, foi instituído através de uma resolução adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1996.

A obra ‘Antologia de Poesia Erótica e Satírica', de Natália Correia, “foi considerada um escândalo” e apreendida pela antiga Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE). A autora e “outros intervenientes” foram condenados em Tribunal Plenário, “num processo que se arrastou durante os anos”, por ofenderem a “decência”, “moralidade pública” e os “bons costumes”. 

Notícias ao Minuto
© FNAC  

Também ‘Minha Senhora de Mim’, de Maria Teresa Horta, foi apreendida pela PIDE. “Os 59 poemas que compõem este livro são uma expressão da capacidade feminina e uma negação do poder patriarcal”, destacou a FNAC num comunicado enviado às redações.

Notícias ao Minuto © FNAC  

O ‘Manifesto Comunista’ de Karl Marx e Friedrich Engels, de 1848, ofereceu “um corpo teórico e um guia às fogueiras da revolução que ardiam por todas as nações da Europa”.

Notícias ao Minuto
© FNAC  

Na obra ‘O Anticristo’, o autor Friedrich Nietzsche diagnostica “o que considerava a ‘enfermidade cristã’ – nos seus pressupostos, nas suas práticas, nas suas consequências – como manifestação suprema de um processo de falsificação da vida, que abrange toda a cultura ocidental’.

Notícias ao Minuto
© FNAC  

Por último, em ‘Os Bichos’, de Miguel Torga, mostra-se em “cada uma das histórias” uma personagem animal “com características, vontades e lutas específicas”. “Uma referência clara às diferenças e à tolerância face às mesmas”, lê-se.

Notícias ao Minuto
© FNAC  

Leia Também: Tolerância é chave para um "mundo pacífico", diz Presidente da República

Recomendados para si

;
Campo obrigatório