Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Tolerância é chave para um "mundo pacífico", diz Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa emitiu uma nota a realçar o Dia Internacional da Tolerância, que se celebra nesta quarta-feira.

Tolerância é chave para um "mundo pacífico", diz Presidente da República
Notícias ao Minuto

09:09 - 16/11/22 por Notícias ao Minuto

País Presidente da República

O mundo celebra, nesta quarta-feira, o Dia Internacional da Tolerância. Um dia, argumentou o Presidente da República, que "constitui uma oportunidade para valorizarmos, através da sua intransigente defesa, a diversidade cultural, o princípio do diálogo entre seres humanos, a coexistência pacífica, a justiça social e solidariedade entre países e povos".

Em nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa argumenta que "a tolerância, enquanto valor universal, é instrumental na construção de pontes perante o outro, na aceitação do que não é semelhante e no firme respeito pela diferença".

"Portugal orgulha-se legitimamente da sua tradição de Tolerância, de respeito pela pluralidade e diversidade", defende o Presidente da República, para quem "mais do que nunca, este Dia Internacional da Tolerância deve ser por todos celebrado, uma vez que é pela sua observância que estaremos mais perto de conseguir um mundo mais pacífico, com mais respeito pela dignidade e diversidade da pessoa humana, independentemente do seu credo ou etnia, da sua orientação sexual, da sua convicção política ou condição social".

O Dia Internacional para a Tolerância foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1996.

Leia Também: Marcelo condena atentado em Istambul e envia condolências a Erdogan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório