Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

"Ela é como eu". O rejúbilo entre crianças negras ao ver 'Pequena Sereia'

Surgem em catadupa os vídeos de crianças afro-americanas a reagir à escolha de uma protagonista negra para interpretar a princesa Ariel - uma escolha que, no início, foi recebida com críticas.

Notícias ao Minuto

11:28 - 14/09/22 por Notícias ao Minuto

Cultura A Pequena Sereia

A Disney partilhou, no passado sábado, o primeiro trailer da adaptação live-action de ‘A Pequena Sereia’ e rapidamente o vídeo promocional tornou-se num fenómeno nas redes sociais. Isto porque a atriz que interpreta Ariel, a protagonista desta história de amor, é Halle Bailey, uma jovem afro-americana.

Em 2019, quando o nome da atriz foi anunciado foram muitos os que criticaram a escolha por esta ser negra, uma escolha algo distante da personagem ruiva do primeiro filme de ‘A Pequena Sereia’, que estreou em 1989.

Contudo, a maioria das críticas parecem agora ter-se dissipado e dado lugar a elogios. Nas redes sociais, o feedback positivo tem-se multiplicados e são muitos os utilizadores que têm partilhado as reações dos filhos a ver o trailer.

"Mamã, ela é negra como eu", diz uma menina afro-americana, num vídeo partilhado pela mãe.

@nickyknackpaddywack Mayas reaction to #thelittlemermaid trailer. #representationmatters #representationinthemediamatters #blackgirls original sound - Nicky

A maioria dos protagonistas desses vídeos são crianças negras. O entusiasmo destas perante uma personagem da Disney semelhante a elas veio reforçar a permissiva de que é importante que os grupos marginalizados da sociedade tenham mais representatividade nos desenhos animados.

@preciousavery I love this for my 3 years old 🤎 #littlemermaid #toddlersoftiktok #hallebailey #girlpower original sound - Precious & Emery

No TikTok há já mesmo uma thread onde podem ser encontrados dezenas e dezenas de vídeos relacionados com o tema. A ansiedade para a estreia do novo filme de ‘A Pequena Sereia’ está bem visível em cada um deles, mas ainda há uns meses de espera pela frente.

A longa-metragem, realizada por Rob Marshall, chega aos cinemas no próximo mês de maio.

Leia Também: Portugal "é mesmo a casa" dos brasileiros que aqui queiram viver, diz PM

Recomendados para si

;
Campo obrigatório