Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 28º

'O último banho' vence melhor filme dos prémios Sophia 2022

"O último banho" de David Bonneville venceu, no sábado, os prémios Sophia de melhor filme, enquanto o documentário "A metamorfose dos pássaros" valeu a Catarina Vasconcelos a melhor realização.

'O último banho' vence melhor filme dos prémios Sophia 2022
Notícias ao Minuto

06:26 - 19/06/22 por Lusa

Cultura Cinema

Na 11.ª edição dos prémios Sophia, "O último banho", primeira longa-metragem de Bonneville e candidato a 13 prémios, conquistou ainda as categorias de melhor argumento original (David Bonneville e Diego Rocha) e melhor direção artística (Bruno Duarte), de acordo com um comunicado da Academia Portuguesa de Cinema, que organiza a iniciativa.

"A metamorfose dos pássaros" foi também distinguido nas categorias documentário em longa-metragem, montagem e som.

Ana Moreira ("Sombra") e Miguel Borges ("Terra nova") foram eleitos melhor atriz principal e melhor ator principal, respetivamente, enquanto os prémios de melhor atriz secundária foi atribuído a Ana Cristina Oliveira ("Sombra") e o de melhor ator secundário a João Nunes Monteiro ("Diários de Otsoga").

O melhor série/telefilme foi "Glória" de Tiago Guedes.

Na cerimónia, que decorreu no Casino Estoril (Cascais), foram ainda entregues os prémios Sophia Estudante a Gonçalo Ferreira, com a curta-metragem "Punkada", e o Sophia de Carreira ao produtor, realizador, programador e divulgador Abi Feijó, um dos nomes de referência do cinema de animação feito em Portugal.

Nomeado em 12 categorias, o filme "Bem Bom", de Patrícia Sequeira, uma ficção a partir da história da formação do grupo pop feminino Doce e o filme português mais visto em sala em 2021, venceu apenas duas: melhor guarda-roupa e maquilhagem e cabelos.

O prémio de melhor direção de fotografia foi para Luís Branquinho ("Terra Nova"), melhor banda sonora original para Hugo Leitão ("Serpentário") e melhor caracterização/efeitos especiais para Miguel Teixeira e Markus Frank ("Terra Nova").

"O lobo solitário" de Filipe Melo venceu na categoria de melhor curta-metragem de ficção, enquanto "Eunice, ou a carta a uma jovem atriz" de Tiago Durão conquistou o de melhor curta-metragem de documentário. A melhor curta-metragem de animação foi "A mulher do médico" de Bruno Simões.

Na sessão de anúncio dos nomeados, em maio, o presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, entregou ainda o prémio Arte & Técnica ao realizador Manuel Matos Barbosa e ainda a Vanessa Alvarez, pelo projeto Cine-Caravana, dedicado à exibição gratuita de cinema português ao ar livre.

Leia Também: Filme com coprodução portuguesa vence prémio do júri no festival Annecy

Recomendados para si

;
Campo obrigatório