Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Galiza inaugura retrospetiva de Paula Rego

O Museu de Arte Contemporâneo (MAC), na Galiza, inaugura uma exposição com 50 obras da pintora portuguesa Paula Rego, algumas inéditas, na maior retrospetiva da artista em Espanha, desde 2007.

Galiza inaugura retrospetiva de Paula Rego
Notícias ao Minuto

10:24 - 10/04/14 por Lusa

Cultura MAC

Fonte do MAC indicou à agência Lusa que a exposição se intitula "Fábulas Reais", e ficará patente até 14 de setembro.

Com esta exposição, o MAC pretende apresentar "uma retrospetiva do percurso da pintora, naquela que será uma das mostras mais completas dedicadas à artista em Espanha", adiantou esta entidade à Lusa.

Na exposição - comissariada por Marisa Oropesa e María Toral - vão estar incluídas algumas obras inéditas em Espanha, como "Oratório", apresentada no Reino Unido, em Portugal e no Brasil, "Os músicos", já apresentada em Portugal, e outras provenientes da galeria que representa a artista, a Marlborough Fine Art, de Londres.

Segundo o museu, será apresentada publicamente, pela primeira vez, a obra "The Servant" e "The Cigarette".

A última grande retrospetiva de Paula Rego em Espanha foi feita no Museu Rainha Sofia, em Madrid, em 2007, com cerca de duzentas obras.

A pintora portuguesa, de 78 anos, radicada em Londres, descrita pelo MAC como "uma das vozes mais influentes do panorama artístico internacional", começou a desenhar ainda criança e partiu para a capital britânica com apenas 17 anos, para estudar na Slade School of Fine Art.

No Museu de Arte Contemporânea Gas Natural Fenosa da Galiza (MAC), a retrospetiva será iniciada com obras dos anos 1960, em estilo neodadaísta, passando progressivamente para fases posteriores, mais figurativas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório