Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Espaços artísticos nos Açores celebram dia dos museus na Internet

O Arquipélago -- Centro de Artes Contemporâneas e vários museus dos Açores celebram, este ano, o Dia Internacional dos Museus, a assinalar na segunda-feira, com várias iniciativas 'online', como concertos, conversas e visitas virtuais.

Espaços artísticos nos Açores celebram dia dos museus na Internet
Notícias ao Minuto

10:49 - 15/05/20 por Lusa

Cultura Covid-19

O Arquipélago -- Centro de Artes Contemporâneas adere à iniciativa com concertos transmitidos, a partir das 20:30, no Instagram, dos artistas açorianos Cristóvam, King John, Romeu Bairos e Sara Cruz.

Em nota de imprensa, a instituição refere que "um dos principais objetivos do Arquipélago -- Centro de Artes Contemporâneas para a comemoração da data neste ano em particular, para além do apoio aos artistas açorianos, é incentivar à comemoração das datas especiais, fazendo uma pequena antevisão da abertura de portas deste Centro, prevista para breve".

O Museu de Angra do Heroísmo antecipa a celebração em dois dias e adere no sábado, com uma conversa com o tema "E agora? Museus em contexto de pandemia", moderada pelo gestor cultural Rogério Sousa, que conta com a participação do embaixador de Portugal na UNESCO, António Sampaio da Nóvoa, e Aida Rechena, da Associação Portuguesa de Museologia.

A conversa será transmitida através da plataforma Zoom pelas 21:00 (hora local, 22:00 em Lisboa).

Em declarações à agência Lusa, a diretora regional da Cultura, Susana Goulart Costa, adiantou que toda a rede de museus e coleções visitáveis dos Açores irá assinalar o Dia Internacional dos Museus, através dos formatos digitais, nomeadamente com exposições virtuais.

Segundo a governante, a forma como os equipamentos culturais da alçada da Direção Regional de Cultura (museus, bibliotecas públicas e o Centro de Artes Contemporâneas) têm-se adaptado ao confinamento ditado pela pandemia de covid-19, com a promoção de iniciativas 'online', "tem sido muito positiva".

Susana Goulart Costa destaca "a forma como se tem conseguido chegar a públicos diferentes, mas também, acima de tudo, manter os públicos que anteriormente iam à biblioteca ou museu, e que, agora, conseguem desvendar melhor o que é que são estas instituições".

Estes equipamentos culturais foram encerrados em meados de março. Já reabriram nas ilhas das Flores, Corvo e Santa Maria, e retomam a atividade em todas as ilhas do grupo central na segunda-feira, 18 de maio, mas mantêm-se encerradas em São Miguel até 25 de maio, de acordo com o plano avançado pelo Governo Regional no final de abril.

Até ao momento, já foram detetados na região um total de 145 casos de covid-19, verificando-se 95 recuperações, 16 óbitos e 34 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Destes, 26 são em São Miguel, dois na Graciosa, um em São Jorge, três no Pico e dois no Faial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório