Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Exposição coletiva 'Contra a Abstração' mostra 62 obras de arte em Sines

Um total de 62 obras de pintura, desenho, gravura, escultura, instalação, fotografia e vídeo integra a exposição coletiva "Contra a Abstração", que pode ser visitada no Centro de Artes de Sines (Setúbal), a partir de sábado.

Exposição coletiva 'Contra a Abstração' mostra 62 obras de arte em Sines
Notícias ao Minuto

17:20 - 04/07/19 por Lusa

Cultura Exposição

A mostra, organizada a partir das obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos (CGD), "desafia o conceito da abstração" e pode ser visitada no Centro de Artes de Sines (CAS) até 27 de outubro, revelou hoje a câmara municipal daquele concelho alentejano.

Com curadoria de Sandra Vieira Jürgens, a iniciativa é composta por "62 peças, onde se incluem trabalhos de pintura, desenho, gravura, escultura, instalação, fotografia e vídeo", adiantou à agência Lusa fonte do município.

Álvaro Lapa, Ana Hatherly, Ana Jotta, Ana Maria Tavares, Ana Miranda Rodrigues, Ângela Ferreira, Ângelo de Sousa, António Ole, António Palolo, Bartolomeu Cid dos Santos, Bruno Pacheco, Cruzeiro Seixas, Dick Arentz, Edgard de Souza, Eduardo Batarda, Ernesto de Sousa, Espiga Pinto, Fernanda Fragateiro ou Fernando Calhau são alguns dos artistas representados na exposição.

A mostra inclui também trabalhos de Gerardo Burmester, Godfrey Frankel, Isabel Pons, Jac Leirner, Joana Vasconcelos, João Paulo Feliciano, João Penalva, Joaquim Bravo, Joaquim Rodrigo, Jorge Pinheiro, José Loureiro, José M. Rodrigues, José Pedro Croft e Júlia Ventura.

Kees Scherer, Leonor Antunes, Luís Demée, Man, Manuela Almeida, Manuel Viana, Nadir Afonso, Pedro Cabrita Reis, Pedro Casqueiro, Pedro Diniz Reis, Pedro Portugal, Peter Fink, Pires Vieira e Rui Sanches são os artistas também integrados na exposição.

Segundo a Câmara de Sines, a iniciativa estrutura-se em torno de um dos principais conceitos do discurso comum da História da Arte: o abstrato.

"Não obstante o título colocar a abstração sob crítica e suspeita, esta exposição propõe um exercício de debate, de ativação de uma linguagem que oscila continuamente entre momentos de crise e superação, criando um espaço de revisão alargada e análise plural e multidirecional do conceito, a partir de um núcleo abrangente de obras da Coleção da CGD", pode ler-se no comunicado do município.

A mostra coloca "em perspetiva", não só "os cânones referenciais, mas também a diversidade e o ecletismo, expressões de renovação, comportamentos de ordem social, política e estética, ideais e estratégias quanto ao papel da arte nas sociedades, assim como as perceções socioeconómicas e culturais das dinâmicas comunitárias e do poder".

'Contra a Abstração', acima de tudo, "deseja abrir portas e suscitar novos interesses e leituras, propondo trabalhar o conceito segundo derivações, apêndices e extensões que se apresentam como núcleos expositivos", explicou a organização.

O evento, que tem entrada gratuita, resulta de uma parceria entre a Culturgest e a Câmara de Sines.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório