Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Navio que naufragou com centenas de migrantes exposto na Bienal de Veneza

Um navio que naufragou na costa da Líbia em 2015, provocando a morte de centenas de migrantes, é a peça central de um projeto do artista suíço Christoph Büchel na Bienal de Arte de Veneza, que é inaugurada no sábado.

Navio que naufragou com centenas de migrantes exposto na Bienal de Veneza
Notícias ao Minuto

18:00 - 07/05/19 por Lusa

Cultura Exposição

O destroço do navio estará em exibição no Arsenale, uma das várias zonas onde decorrerá a 58.ª Exposição Internacional de Arte Bienal de Veneza, até 24 de novembro deste ano.

O artista recusou ser entrevistado numa apresentação realizada na segunda-feira, mas a informação divulgada sobre a obra 'Barca Nostra' descreve o navio como "uma relíquia de uma tragédia humana, e também um monumento à migração contemporânea, evocando fronteiras reais e simbólicas e a (im)possibilidade da liberdade de movimento, informação e pessoas", noticia hoje o The New York Times na edição online.

Os restos do navio sublinham "a nossa mútua responsabilidade nas políticas e na política que cria estes naufrágios", acrescenta.

Pelo menos 800 pessoas morreram no barco, em 2015, quando colidiu com um outro navio português que tentava prestar auxílio aos migrantes, e apenas 28 sobreviveram.

O desastre, um dos maiores de que há memória, representou apenas um quinto dos estimados 3.665 imigrantes que morreram no Mediterrâneo nesse ano, contabilizados pela Organização Internacional para as Migrações.

O capitão, de origem tunisina, foi depois sentenciado a 18 anos de prisão por homicídio e tráfico humano.

Em junho de 2016, o navio foi retirado do mar e levado para uma base da NATO na Sicília, para que especialistas pudessem identificar os corpos presos no seu interior.

Os media italianos chegaram a noticiar que o realizador Alejandro González Iñárritu queria expor o barco em frente à catedral gótica de Milão para coincidir com a visita do Papa Francisco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório