Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Ciclo de Poesia promovido pelo Teatro da Rainha arranca hoje

A poesia sobe hoje ao palco do Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha, no âmbito da segunda edição do "Diga 33", ciclo alargado este ano a académicos e críticos a debater poetas e poemas.

Ciclo de Poesia promovido pelo Teatro da Rainha arranca hoje
Notícias ao Minuto

06:50 - 15/01/19 por Lusa

Cultura Caldas da Rainha

A segunda edição do ciclo "Diga 33 -- Poesia no Teatro" arranca hoje na sala estúdio da companhia sediada nas Caldas da Rainha onde, segundo o coordenador, Henrique Bento Fialho, às terceiras terças-feiras de cada mês se debate "para que serve a poesia hoje".

O programa inicia-se com António de Castro Caeiro e José Anjos.

O primeiro é professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, mestre em Filosofia Contemporânea e doutor em Filosofia Antiga, tendo ministrado seminários de tradução de textos filosóficos em alemão, grego antigo e latim. Traduziu várias obras poéticas e em 2018 publicou pela Abysmo "As Constituições Perdidas de Aristóteles".

O segundo é formado em Direito, músico e poeta, autor dos livros "Manual de Instruções Para Desaparecer" (Abysmo, 2015) e "Somos Contemporâneos do Impossível" (idem, 2017).

O poeta, romancista e guionista Nuno Costa Santos e Hugo Milhanas Machado, professor na Universidade de Salamanca, serão os convidados de fevereiro.

Em março, sobe ao palco o poeta José Ricardo Nunes e a artista plástica Maria João Lopes Aleixo Fernandes, seguindo-se, em abril, o poeta e crítico Eduardo Pitta.

Amadeu Baptista, poeta português que reuniu recentemente parte da obra no volume "Caudal de Relâmpagos", será o convidado de maio.

Ana Salomé, responsável pela revista de poesia Golpe d'asa, e Catarina Nunes de Almeida, vencedora em 2006 do Prémio Internacional de Poesia Castello di Duino, e o poeta António Poppe darão voz à poesia em junho.

Em julho, ocuparão o palco os poetas Margarida Vale de Gato, Pedro Eiras e Daniel Jonas, seguindo-se, em setembro o autor Luís Carlos Patraquim.

No mês de outubro, será tempo de ouvir Inês Lourenço, que entre 1987 e 1999 e editou os "Cadernos de Poesia - Hífen", e, finalmente, em novembro, o ciclo dará voz a Inês Fonseca Santos (poeta e jornalista) e João Paulo Cotrim (poeta e editor na Abysmo).

Nos meses de agosto e dezembro o ciclo não se realiza devido aos períodos de férias.

As sessões têm início às 21:30, com entradas livres, mas condicionadas aos lugares disponíveis na sala com lotação para cerca de 50 espectadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório