Jaime Reis estreia novas obras da série 'Sangue Inverso - Inverso Sangue'

O Ensemble DME, dirigido pelo maestro Jean-Philippe Wurtz, estreia as composições 'Sangue Inverso: Hematite (VII)' e 'Inverso Sangue: Rútilo (VII)', de Jaime Reis, no próximo dia 25, na Escola Superior de Música de Lisboa, disse o compositor à Lusa.

musica notas musicais pauta

© Pixabay

Lusa
12/07/2025 23:48 ‧ há 10 horas por Lusa

Cultura

Compositor

O concerto, a realizar no Auditório Vianna da Motta, integra-se na semana da pós-graduação em composição musical aplicada, da Escola Superior de Música de Lisboa, e concretiza a sétima parte de 'Sangue Inverso - Inverso Sangue', obra para diferentes conjuntos instrumentais, em construção ao longo dos últimos anos, constituída por andamentos que podem ser interpretados individualmente ou em simultâneo.

 

Em 'Sangue Inverso - Inverso Sangue', cada peça, individual ou em sequência, é tocada com o seu inverso, podendo ainda ser seguida de uma terceira que resulta da sobreposição das anteriores.

Cada peça tem o nome de um mineral, de um fóssil, de uma rocha - magnetite, âmbar, ametista, granito, obsidiana, cinábrio, nos casos anteriores -, sugerindo "cores, sensações, valores, vibrações, ideias", numa construção "ao mesmo tempo simples e complexa, que explora as ligações entre singular e coletivo".

A estreia acompanha a atribuição a Jaime Reis dos prémios Científicos Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) - Caixa Geral de Depósitos e de Reconhecimento de Atividades com Relevância na Comunidade, atribuídos anualmente pelo IPL.

Jaime Reis, compositor investigador e professor da Escola Superior de Música de Lisboa, é a primeira personalidade a receber ambos os prémios no mesmo ano, que visam as áreas de conhecimento do Politécnico de Lisboa, que incluem artes, ciências sociais, tecnologia e engenharia.

Os prémios destinam-se a reconhecer e valorizar o mérito e o contributo dos membros da comunidade académica, tanto no domínio da produção científica e criação artística, como na sua interação com a sociedade, segundo o IPL.

No caso dos Prémios Científicos IPL-CGD, o foco recai sobre a excelência da investigação e criação, enquanto os Prémios de Reconhecimento de Atividades com Relevância na Comunidade distinguem iniciativas que estabelecem pontes entre a academia e a sociedade civil, acrescenta o IPL.

Com uma carreira reconhecida internacionalmente no campo da música contemporânea e na investigação artística, Jaime Reis junta-se a compositores como Luís Tinoco, Ricardo Pinheiro e Carlos Caires, premiados em edições anteriores.

Leia Também: Passeio da Fama. Angélique Kidjo é a 1.ª africana negra a receber estrela

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas