Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Jamaica "festeja" inscrição de reggae na lista de Património Mundial

A ministra da Cultura da Jamaica classificou como "histórico" o dia de hoje, em que q música reggae foi inscrita na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade por uma comissão especializada da UNESCO.

Jamaica "festeja" inscrição de reggae na lista de Património Mundial
Notícias ao Minuto

16:49 - 29/11/18 por Lusa

Cultura Música

um dia histórico. Estamos muito, muito felizes, estou comovida", afirmou, citada pela AFP, a ministra Olivia Grange em Port-Louis, capital das Ilhas Maurícias, onde a comissão especializada da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) esteve reunida.

A decisão da UNESCO "ajuda a colocar a Jamaica num mapa". "Onde quer que vás, quando dizes que és da Jamaica dizem-te 'Bob Marley'", acrescentou, revelando que o país irá "festejar" a decisão.

A UNESCO destacou a contribuição desta música para a consciência internacional "sobre questões de injustiça, resistência, amor e humanidade", graças a artistas como Bob Marley, de acordo com um comunicado divulgado após a reunião.

O reggae "preserva toda uma série de funções sociais básicas da música - sujeita a opiniões sociais, práticas catárticas e tradições religiosas - e continua a ser um meio de expressão cultural para a população jamaicana como um todo", lê-se no comunicado.

A organização das Nações Unidas lembrou que aquele género musical surgiu de um "amálgama de antigos ritmos musicais jamaicanos e outros de origens muito diferentes: Caraíbas, América Latina e América do Norte".

Em todos os níveis do sistema educacional do país, "o ensino desta música está presente, de creches a universidades", refere ainda a UNESCO.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório