Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Obras da Biblioteca de Arte Gulbenkian vão ser expostas em São Paulo

Uma exposição com obras da Biblioteca de Arte Gulbenkian abre em São Paulo, Brasil, na quinta-feira, apresentando 19 livros de artistas como António Pedro, Lourdes Castro, Bruno Munari e José Escada, anunciou hoje a Fundação Calouste Gulbenkian.

Obras da Biblioteca de Arte Gulbenkian vão ser expostas em São Paulo
Notícias ao Minuto

19:04 - 07/08/18 por Lusa

Cultura Brasil

De acordo com informação da fundação, a exposição 'Tarefas Infinitas: quando a arte e o livro se ilimitam' vai estar patente no Sesc - São Paulo, Centro de Pesquisa e Formação até ao dia 27 de outubro.

Com curadoria de Paulo Pires do Vale e de Rosário Nakagawa, esta exposição é uma nova versão da que, em 2012, mostrou um conjunto de obras dos acervos do Museu Gulbenkian e da Biblioteca de Arte, numa reflexão sobre o diálogo infinito que a arte e o livro mantêm há séculos, refere a Gulbenkian em comunicado.

A mesma mostra, que passou em 2015 pela Delegação da Fundação em Paris, aparece aqui com algumas novidades resultantes da parceria com a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, de São Paulo.

Os curadores responsáveis ampliaram o sentido original da exposição e juntaram às 19 obras do acervo da Biblioteca de Arte outras obras do acervo local, "num diálogo com a cultura e arte brasileiras".

"No conjunto das 19 obras emprestadas pela Biblioteca de Arte, para além de dois livros da biblioteca particular de Calouste Gulbenkian, encontram-se livros de artistas como António Pedro, Bas Jan Adar, Lourdes Castro, Bruno Munari, Lawrence Weiner e José Escada, bem como de autores como Marinetti, S. Mallarmé, Lewis Carroll, Raymond Queneau", acrescentou o comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório