Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º
Finanças Investimentos Portugal é dos países com as yields ...

Portugal é dos países com as yields residenciais mais altas da Europa

Comparando os dados obtidos das estatísticas publicadas pelo INE com dados recentemente publicados pela Catela, conclui-se que os 5,7% de yield em Portugal se encontram bem abaixo dos valores observados em muitos outros países europeus.

Portugal é dos países com as yields residenciais mais altas da Europa
Notícias ao Minuto

10:19 - 17/06/21 por Ana Rita Soares 

Casa Yields

Portugal conta com as yields mais altas da Europa. Quem o diz é Gonçalo Rodrigues, consultor em finanças imobiliárias e coordenador de Pós-Graduação em Investimentos Imobiliários no ISCTE Executive Education, na plataforma Out of the Box, ao  comparar os dados obtidos das estatísticas publicadas pelo INE com dados recentemente publicados pela Catela.

"Comparando os dados obtidos (destas instituições), conclui-se que os 5,7% de yield em Portugal se encontram bem abaixo dos valores observados em muitos outros países europeus", afirma o consultor.

Recorde-se que uma yield é uma medida de rentabilidade, assumindo um valor percentual, ou seja, é uma taxa. 

Lisboa, com uma yield de 4,1% no final de 2020, encontra-se abaixo de outras cidades europeias, tais como Praga, Madrid, Londres, Paris. Só mesmo cidades mais secundárias apresentam yields superiores às da capital portuguesa, sublinhe-se. São os casos de Riga (Letónia), Vilnius (Lituânia), Málaga (Espanha) ou Leeds (Reino Unido).

Suíça com as yields mais baixas

As yields mais baixas na Europa podem encontrar-se na Suíça. Com preços médios de venda acima dos 10.000 euros por m2 e rendas que podem chegar aos 30 euros mensais por m2, a Suíça apresenta yields de 1,4% em Zurique ou 1,8% em Genebra.

Já Estocolmo, na Suécia, rivaliza com a Suíça em termos de baixos níveis de yields, com 1,3%. No intervalo dos 2%-3% encontramos várias cidades na Alemanha, Oslo na Noruega e Paris.

Leia Também: Yields na habitação em Lisboa fecham o ano de 2020 em mínimos históricos

Campo obrigatório