Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Os verdadeiros 'ganha-pão' da Google

Para muitos a Google restringe-se a pesquisa, email, smartphones e redes sociais. Mas, na verdade, a gigante de Mountain View é bem mais do que isso e são cada vez mais os serviços e indústrias que a empresa norte-americana domina, sendo que um próximo pode já estar a caminho: a criação de um serviço próprio de televisão por cabo.

Os verdadeiros 'ganha-pão' da Google
Notícias ao Minuto

14:30 - 22/07/13 por Notícias Ao Minuto

Tech Empresas

O site Gizmodo fez uma compilação dos serviços desenvolvidos pela Google e em que, na grande parte dos casos, a tecnológica é a número um. A gigante já vai muito além de um simples motor de busca, sendo que estamos, actualmente, perante uma empresa dominadora das novas tecnologias.

Seja pelo AdWords, o AdSense, AdMob ou DoubleClick, a Google continua pioneira na área da publicidade. A integração de anúncios nos mais diversos sites é responsável pelo grosso da receita da empresa e aqui, falamos de 95%. Estes serviços podem ser usados por qualquer utilizador que queira receber uma quota-parte da publicidade presente nos seus sites e blogues.

Os softwares, seja de produtividade ou publicação, são outras das ferramentas mais bem conseguidas da empresa norte-americana. A nível de produtividade, a oferta, realça o Gizmodo, inclui o Gmail, o Google Calendar e o Docs, três ferramentas indispensáveis no dia-a-dia. Quanto ao software de publicação, os blogues e agregadores de fotografias ganham, aqui, importância. Neste segmento, temos o Blogger, um dos maiores alojadores dos ‘diários digitais’, talvez agora um pouco atrás do Tumblr e do Wordpress, Google Sites e Picasa, serviço destinado a imagens.

Também bastante associado à Google, muito pela sua exclusividade em tempos e grande funcionalidade, está o Maps, um dos seus serviços mais usados e mais presente em dispositivos móveis. As suas mais recentes actualizações permitem autênticas visitas virtuais ao Mundo.

Não tão associado ao nome Google está o YouTube, mas, na verdade, esta rede social de vídeos foi comprada pela gigante tecnológica e é prova viva do sucesso da empresa. Diariamente são postados milhões de novos vídeos nesta plataforma e, se aliado ao serviço de TV por cabo que a Google tem em mente, podemos estar perante um caso sério de monopólio no sector.

Os sistemas operativos são também um dos principais ‘ganha-pão’ da empresa de Moutain View. Seja pelo Google Chrome, para computadores, ou o Chrome OS, para dispositivos móveis, este browser tem assumido uma posição preferencial entre os consumidores. E, neste sentido, a Google lançou-se recentemente nos smartphones, tanto ao nível do objecto quanto em matéria de sistema operativo. O resultado é surpreendente, principalmente no que toca ao software interno que é usado por marcas como a Samsung, LG ou HTC. Além dos smartophones, a Google entrou no mercado dos computadores com o lançamento do Chromebook Pixel.

A Goolge estende-se ainda ao sector das compras e pagamentos. Na sua loja de aplicações online, a Google Play, são milhares os conteúdos que o utilizador pode descarregar todos os dias. Mas se a vontade de comprar vai além de aplicações e jogos, a Google dispõe do serviço Wallet, uma carteira que permite o pagamento numa grande variedade de estabelecimentos.

Não nos podemos, contudo, esquecer de incluir nesta lista de serviços da Google as redes socais e plataformas de conversação. Embora aqui a Google não consiga bater o Facebook, a verdade é que o seu Google + tem crescido a olhos vistos nos últimos meses, muito graças ao renovado sistema de conversação, o Google Hangouts (antigo Google Talk), que funciona exactamente como o Skype, podendo o utilizador enviar mensagens, ligar, fazer videochamadas ou partilhar imagens. Este sistema pode ser usado através do Gmail, ou descarregado independente para o smartphone ou computador, bastando apenas uma conta de email da Google.

Estes são apenas algumas das actuais fontes de rendimento da Google. A lista de todas seria deveras longa, mas para o futuro existem já dois nomes que irão dar que falar, ainda mais,: Google Glasses e Goolge X.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório