Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Oposição "camufla" razões ideológicas na concessão de transportes

O ministro da Presidência e Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, acusou hoje os partidos que estão contra o concurso de concessão dos transportes públicos do Porto antes das eleições legislativas de utilizarem esse argumento como camuflagem de "razões ideológicas".

Oposição "camufla" razões ideológicas na concessão de transportes
Notícias ao Minuto

16:10 - 03/09/15 por Lusa

Política Porto

Luís Marques Guedes, que falava na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, disse que "as críticas que oportunisticamente são feitas pelos partidos contra a subconcessão [do Metro do Porto e STCP] são uma forma de tentar camuflar essa oposição ao processo através do calendário".

Para o ministro, a oposição é "verdadeiramente contra o processo de subconcessão por razões ideológicas e alegam o calendário" do concurso, porque "realisticamente e em termos de honestidade intelectual, as pessoas sabem que o processo não foi desencadeado agora, tem mais de um ano e tem seguido o seu curso de acordo com regras de total transparência e de cumprimento da lei".

O concurso, que Marques Guedes revelou não ter sido discutido no Conselho de Ministros, será "um processo para avançar e foi decidido há mais de um ano, em agosto de 2014".

"O processo concursal foi lançado o ano passado, percorreu os seus trâmites, chegou a ter uma adjudicação, e por incumprimento de uma empresa da Catalunha [TMB/Moventis], o Estado viu-se na obrigação de retomar o processo", frisou, adiantando que, de seguida, o Governo desencadeou, "através da consulta a todos os 24 concorrentes que apareceram no concurso inicial e recolocando a questão para uma negociação direta com os concorrentes".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório