Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

O emprego "tem de ser a causa das causas", escreve Costa

António Costa dedicou o seu espaço de opinião do Jornal de Notícias à questão do emprego.

O emprego "tem de ser a causa das causas", escreve Costa
Notícias ao Minuto

17:32 - 29/08/15 por Notícias Ao Minuto

Política PS

“O emprego tornou-se a questão central da nossa sociedade. Tem, por isso, de ser a causa das causas, em defesa da dignidade pessoal e da cidadania de cada um, mas também porque é essencial à recuperação da confiança coletiva, ao crescimento económico e à sustentabilidade das finanças públicas, em particular da segurança social”.

A afirmação pertence a António Costa, que no seu espaço de opinião deste sábado do Jornal de Notícias, escreve sobre o emprego como questão basilar para o país.

O líder socialista indica que a questão do desemprego não se limita apenas ao desemprego, mas que “se declina nas várias formas de precaridade, dos falsos estágios e recibos verdes à generalização dos contratos a prazo como forma de contratação corrente”.

Para António Costa, a degradação do emprego afetou os horários de trabalho, aumentou o recurso (em 70%) ao salário mínimo, eternizou a desigualdade salarial entre homens e mulheres e aumentou a emigração.

“Há quatro prioridades que gostaria de sublinhar”, anunciou, enumerando a diversificação da oferta formativa (e valorização do ensino profissional), um contrato-geração (melhor distribuição dos tempos de trabalho ao longo da vida), o combate à precaridade e a concentração dos fundos na criação de emprego efetivo para jovens licenciados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório