Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Governo grego sai "reforçadíssimo" com a vitória do 'não'

A eurodeputada portuguesa Marisa Matias (Bloco de Esquerda) afirmou que o governo grego sai hoje "reforçadíssimo" com a vitória do "não" para continuar as negociações "numa linha contra a austeridade".

Governo grego sai "reforçadíssimo" com a vitória do 'não'
Notícias ao Minuto

20:16 - 05/07/15 por Lusa

Política Marisa Matias

Em declarações à agência Lusa a partir de Atenas, Marisa Matias sublinhou a elevada participação do povo grego no referendo.

"Cada vez que se chama um povo a decidir sobre a sua vida, o povo participa e esta é a prova", disse.

Marisa Matias considera que "o governo fez bem em devolver apalavra ao povo, independentemente do resultado, num momento em que não tinha conseguido fechar negociações com o mandato popular que lhe tinha sido conferido".

Com a vitória do "não", prosseguiu, "o governo grego sai daqui reforçadíssimo para continuar as negociações, numa linha politica contra a austeridade".

"É uma coisa que não estamos habituados na União Europeia, mas é bom que as instituições europeias se habituem à democracia e que seja o povo a decidir a cada momento sobre a sua vida e não só a recolher as indicações de Bruxelas", declarou.

Para a eurodeputada, o ato eleitoral de hoje foi uma mensagem clara do povo: "Queremos lutar pela nossa dignidade, pela nossa soberania e pelo direito a decidir".

O referendo serve para os gregos decidirem se aceitam o programa apresentado pelos credores internacionais (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) há mais de uma semana.

Quando estavam contabilizados 54,38 por cento dos votos, o 'Não' ganhava com 61,31 por cento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório