Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Problema da Grécia? "O charmeur de Tsipras e o lado chic de Varoufakis"

Grécia esteve num bom caminho, mas acabou por prejudicar-se com a chegada do Syriza ao poder.

Problema da Grécia? "O charmeur de Tsipras e o lado chic de Varoufakis"
Notícias ao Minuto

15:46 - 30/06/15 por Notícias Ao Minuto

Política Paulo Rangel

No espaço de opinião que assina esta terça-feira no jornal o Público, o eurodeputado Paulo Rangel afirma que o problema da Grécia não é "apenas de visão económica e financeira, é um verdadeiro e próprio problema político".

O eurodeputado social-democrata lembra que, à semelhança de Portugal, Espanha e Irlanda, a Grécia, em dezembro de 2014, caminhava no bom sentido para reconquistar a confiança dos seus parceiros europeus.

Porém, a “chegada ao poder do Syriza, do seu encanto contagiante sobre o radicalismo de esquerda na Europa do Sul e o seu efeito de indução do populismo de direita na Europa do Norte, interrompeu, talvez, definitivamente esta perspetiva de solução dolorosa, mas evolutiva e progressiva”, destaca, referindo-se aos esforços que seriam necessários pedir à população.

A culpa, refere, é também do excesso de marketing político do “lado ‘charmeur’ do pescoço descalço de Tsipras e do lado glamoroso, vaidoso e casual chic do seu ministro Varoufakis”.

O social-democrata lamenta assim que Jean Claude-Juncker seja tratado como mais um “uma espécie de Kerenski idiota e útil”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório