Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Novo modelo do Bloco não retira responsabilidade a coordenadores

O coordenador do BE João Semedo recusou hoje que o modelo de liderança bicéfala, que o partido está a repensar, retire responsabilidade a qualquer dos dirigentes, assegurando estar em causa uma diferenciação de funções.

Novo modelo do Bloco não retira responsabilidade a coordenadores
Notícias ao Minuto

13:03 - 23/09/14 por Lusa

Política João Semedo

"Acho que não houve no BE, ao longo dos últimos dois anos, um nº 1 e um nº 2, houve dois números 1. E assim continuará a ser. Essa diferenciação de funções manterá a mesma responsabilidade em ambos os coordenadores, com funções diferentes. Apenas não faremos as mesmas coisas, como fizemos ao longo dos últimos dois anos", esclareceu João Semedo no Porto, à margem de uma reunião sobre o salário mínimo nacional.

Semedo, que divide a coordenação do BE com Catarina Martins, admitiu não poder substituir-se à decisão de "muitos delegados" na convenção do partido, em novembro, mas vincou que a perspetiva da direção "não é de acabar com o modelo atual de uma coordenação paritária e a dois".

"Faremos cada um as suas coisas. Naturalmente algumas funções serão comuns, mas faremos uma adaptação do modelo àquilo que aprendemos nestes dois anos", vincou.

Semedo notou que, "à luz da experiência" tida por ele, por Catarina Martins e pela direção do BE é que "vale a pena manter o modelo mas adaptá-lo, no sentido de dar a cada um dos coordenadores, no quadro da mesma responsabilidade, funções diferentes a um e a outro"

"É isso que estamos a pensar fazer, mantendo o modelo", assegurou.

Questionado sobre detalhes da diferenciação de funções referida, Semedo remeteu detalhes para "breve".

"Uma diferenciação de funções implica sobretudo a ideia de que os dois coordenadores não façam exatamente a mesma coisa. Em breve esclareceremos como pensamos organizar e criar essa diferença de funções com todo o detalhe e transparência", garantiu.

O jornal Público revela hoje que "o modelo de coordenação bicéfala vai ser repensado pelo BE" e que os dois coordenadores passarão a ter funções diferenciadas, acrescentando que "o modelo não está fechado".

"Não posso substituir-me à decisão que, na convenção, muitos delegados vão tomar sobre isso. Mas, na minha opinião e a proposta que iremos apresentar, não é de acabar com o modelo atual de uma coordenação paritária e a dois", esclareceu hoje o coordenador do BE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório