Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 28º

Leis de Seguro fechavam portas de EDP e FMI a Catroga e Gaspar

As propostas apresentadas esta terça-feira por António José Seguro, no sentido de aumentar a transparência na atividade política e pública, impediriam alguns ministros de regressarem aos seus anteriores cargos, noticia o Diário de Notícias.

Leis de Seguro fechavam portas de EDP e FMI a Catroga e Gaspar
Notícias ao Minuto

08:22 - 17/09/14 por Notícias Ao Minuto

Política PS

António José Seguro apresentou, esta terça-feira, onze propostas para aumento da transparência na atividade política e pública, onde para além da obrigatoriedade de revelação da origem de rendimentos, o líder socialista propõe alargar o regime de impedimentos ao "exercício de funções pelos titulares de cargos políticos a quaisquer empresas privadas de setores que tenham sido por si diretamente tutelados".

Se esta lei já estivesse em vigor, conta o Diário de Notícias, ex-ministros como Vítor Gaspar, Eduardo Catroga e José Luís Arnaut ficariam impedidos de executar os seus atuais cargos no FMI, na EDP e no grupo Goldman Sachs.

O deputado Duarte Marques (PSD) afirmou, “a título pessoal”, que estas medidas são “um exagero” e que se deve reforçar o controlo de incompatibilidades mas “sem ser mais papista que o Papa” porque “já há restrições e um período de nojo”.

Já o secretário-geral José Matos Rosa falou em nome do PSD quando se recusou a comentar as medidas por considerar que o PS está em campanha eleitoral.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório