Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Eleitores chamados ao segundo maior sufrágio do mundo

São hoje chamados às urnas cerca de 400 milhões de eleitores, que deverão escolher quem querem ver a representar o seu país no Parlamento Europeu. Nas últimas eleições europeias, mais de 50% dos eleitores abstiveram-se, recorda o Diário de Notícias. Numa altura marcada pelo pan-euroceticismo, qual será a decisão dos eleitores europeus? A partir das 22h de Lisboa será conhecida a resposta.

Eleitores chamados ao segundo maior sufrágio do mundo
Notícias ao Minuto

08:46 - 25/05/14 por Notícias Ao Minuto

Política Europeias

Chegou o dia. Hoje, cerca de 400 milhões de pessoas são chamadas a votar naquelas que são as segundas maiores eleições democráticas do mundo. À sua frente apenas as eleições da Índia, o único país com 2 estados e sete territórios da união.

Mas estarão os eleitores europeus cientes disso? O Diário de Notícias recorda que em 2009 a taxa de participação a nível europeu ficou-se pelos 43% e a taxa de abstenção em 57%.

Porquê? Fabian Zuleeg, diretor executivo do Centro de Política Europeia em Bruxelas explica ao Diário de Notícias.

“A maioria dos cidadãos ainda tem dificuldade em ter uma ligação com o Parlamento Europeu. Consideram que o sistema é demasiado complexo, não veem o impacto que o PE [Parlamento Europeu] tem e sentem que ele e todo o sistema é demasiado complexo, não veem o impacto que o PE tem e sentem que ele e todo o sistema europeu são distantes deles”, afirma.

Além disso, a falha na ligação entre as instituições europeias e os cidadãos acaba por fazer com que sejam os temas nacionais a dominar as campanhas, levando os eleitores a realizar um voto de protesto”.

“Os cidadãos votam seguindo linhas nacionais” o que dificulta as campanhas pan-europeias e dão azo a uma nova questão que está relacionada com o pan-euroceticismo.

Aconteça o que acontecer, só a partir das 22h de Lisboa começarão a ser hoje conhecidos os resultados das eleições europeias e aí ficar-se-á a saber qual é o resultado deste ambiente de suspeita contra a Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório