Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Eanes 'sozinho' em conferência de Cavaco

Para assinalar o 40.º aniversário da Revolução dos Cravos, a Presidência da República vai promover, nos dias 9 e 10 de maio, a 3.ª conferência internacional com três palavras-chave em discussão: ‘Democracia, Compromisso e Desenvolvimento (DCD)’. Mas, conta hoje o semanário Expresso, António Ramalho Eanes será o único antigo chefe de Estado que marcará presença no evento.

Eanes 'sozinho' em conferência de Cavaco
Notícias ao Minuto

11:58 - 23/04/14 por Notícias Ao Minuto

Política Belém

Os ‘três D's’ (Democracia, Desenvolvimento e Descolonização) dão lugar, 40 anos após a Revolução dos Cravos, ao DCD, ou seja, Democracia, Desenvolvimento e Compromisso. Serão, aliás, estas as palavras-chave que estarão em cima da mesa na 3ª conferência internacional da Presidência da República, agendada para 9 e 10 de maio.

Dela, a terceira no âmbito dos Roteiros do Futuro, farão parte três grandes painéis de intervenientes, onde estará sempre uma personalidade portuguesa e outra estrangeira. Mas, conta hoje o semanário Expresso, além disso, o “testemunho de abertura” ficará a cargo do antigo chefe de Estado, António Ramalho Eanes, o único antigo presidente que marcará presença no evento.

No painel sobre a Democracia, a ‘presidência’ do mesmo estará António Vitorino, ex-comissário europeu, e no do Compromisso da historiadora Fátima Bonifácio. No sobre o Desenvolvimento será, revela a mesma publicação, dividido em dois painéis: um dedicado à modernidade e sociedade do conhecimento, que contará com a moderação da eurodeputada Graça Carvalho; e, outro à inovação, sustentabilidade e competitividade, presidido pelo atual governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

Estão também previstas as presenças, na Fundação Champalimaud, dos investigadores Manuel Braga da Cruz, Marina Costa Lobo e Francisco Veloso, assim como do ex-ministro da Educação, Eduardo Marçal Grilo.

No leque de intervenientes estrangeiros destaca-se a presença de Yasemin Soysal (Universidade do Essex), José Maria Magone (Berlin Schoool of Economics and Law), Peter Wagner (Universidade de Barcelona) e Dominique Foray (Politécnico de Lausanne).

Os discursos de abertura e encerramento da 3ª conferência internacional da Presidência da República ficarão a cargo do atual chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório