Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 19º

Manuel Clemente eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

O novo patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, foi hoje eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), durante uma Assembleia Plenária Extraordinária que se realizou em Fátima.

Manuel Clemente eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa
Notícias ao Minuto

18:57 - 19/06/13 por Lusa

País Igreja

Em comunicado, a CEP adiantou que o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, foi eleito vice-presidente da estrutura que integra os bispos da Igreja Católica Portuguesa, tendo ainda sido escolhido o bispo de Lamego, António Couto para completar o número de sete membros do Conselho Permanente.

A eleição teve lugar após a aceitação pelo papa Francisco do pedido de resignação de José Policarpo e da consequente nomeação do novo patriarca de Lisboa, ficando Manuel Clemente a presidir à CEP até às próximas eleições, previstas para o final de abril.

Durante a Assembleia Plenária foi aprovado por unanimidade um voto de congratulação pelo serviço prestado à CEP pelo anterior presidente José Policarpo, que exerceu o cargo em três mandatos.

“Simos grandemente devedores à sua inteligência esclarecida e ao seu coração solícito, à sua capacidade de planear, de intervir e de concretizar iniciativas e programas. Na conclusão da sua missão como patriarca de Lisboa e presidente da CEP, os bispos de Portugal louvam a Deus e agradecem de coração por todo o bem feito à Igreja em Portugal”, pode ler-se no documento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório