Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 28º

PJ faz buscas nas SAD do Sporting, Benfica e Sp. Braga

PJ procura documentos na SAD do Sporting, Benfica e Sporting de Braga. Venda de jogadores da União de Leiria sob suspeita.

PJ faz buscas nas SAD do Sporting, Benfica e Sp. Braga
Notícias ao Minuto

10:23 - 03/05/16 por Andrea Pinto

País Investigação

A Polícia Judiciária está a investigar a venda de jogadores da União de Leiria.

Em causa estarão alegados crimes de falsificação de documentos, fraude fiscal e branqueamento de capitais, avança a SIC Notícias.

Segundo a mesma fonte, em causa estará a venda de jogadores russos a estes três clubes. A DS Investments, uma das maiores accionistas da União de Leiria, estará evolvida nestes negócios. 

Ao todo, serão seis os arguidos no processo, entre empresas e pessoas singulares, apurou a SIC. Já a Procuradoria Geral da República, à Lusa, afirma que não existem ainda arguidos até ao momento.

De acordo com fonte da PJ, as três SAD - Benfica, Sporting e Sp. de Braga - onde esta manhã estão a ser realizadas buscas "não são alvo de investigação", uma vez que esta está centrada na SAD da União de Leiria devido às negociações realizadas com aqueles três clubes.

Segundo a mesma fonte policial, existem suspeitas de lavagem de dinheiro proveniente de crime organizado da Rússia, com passagem por um país do Báltico, que depois seria investido na SAD da União de Leiria.

O Benfica não estará envolvido no esquema, sendo que os inspectores da PJ se encontram nas suas instalações apenas para procurar os contratos de dois jogadores que terão ido da equipa do Liz para a Luz. São eles,  Vitali Lystsov e Ivan Zlobin.

A operação que está a ser levada a cabo tem já nome: Operação Matrioskas foi a designação escolhida.

As buscas envolveram 22 equipas da PJ, abrangeram os estádios de futebol de Braga e Leiria, as SAD do União de Leiria, do Sporting Clube de Portugal e do Sport Lisboa e Benfica, bem como residências particulares, empresas, veículos, escritórios de contabilidade e um escritório de advocacia. A Unidade de Combate à Corrupção também esteve envolvida na operação.

[Notícia atualizada às 13h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório