Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Operação Fénix: Pinto da Costa e Antero Henrique vão ser julgados

Os dois dirigentes portistas vão ser julgados no âmbito da Operação Fénix.

Operação Fénix: Pinto da Costa e Antero Henrique vão ser julgados
Notícias ao Minuto

15:30 - 29/04/16 por Andrea Pinto

País Justiça

O presidente do Futebol Cluebe do Porto vai ser julgado pelo juiz Carlos Alexandre. Em causa está o facto de ter, alegadamente, contratado os serviços de uma empresa de segurança privada ilegal.

O Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) decidiu hoje levar a julgamento 54 arguidos da Operação Fénix, incluindo o presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, e o administrador da SAD do clube, Antero Henriques.

Segundo o despacho de pronúncia, Jorge Nuno Pinto da Costa vai a julgamento por sete crimes de exercício ilícito da atividade de segurança privada, enquanto Antero Henriques responde por seis crimes idênticos.

O juiz Carlos Alexandre pronunciou também a empresa SPDE - Segurança Privada e Vigilância em Eventos, por um crime de associação criminosa e outro de exercício ilícito de atividade de segurança privada, e o sócio-gerente, Eduardo Jorge Lopes Santos Silva, por crimes de associação criminosa, exercício ilícito da atividade da segurança privada e detenção de arma proibida.

A Operação Fénix conta com 57 arguidos, entre eles o administrador da SAD do Porto Antero Henrique.

Os suspeitos foram acusados de associação criminosa, exercício ilícito de segurança privada, extorsão, coação, ofensivas à integridade física qualificada, ofensas à integridade física agravadas, trafico, posse de armas proibidas e favorecimento pessoal.

O advogado de Pinto da Costa disse à RTP que ainda não recebeu qualquer notificação.

[Notícia atualizada às 19h40]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório