Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

CDU reclama reabertura de posto médico no concelho de Cinfães

A CDU de Cinfães reclamou hoje a reabertura do posto médico de Tendais, mesmo que a tempo parcial, apoiando a pretensão da população que defende que a extensão de saúde deverá ter um horário regular.

CDU reclama reabertura de posto médico no concelho de Cinfães
Notícias ao Minuto

15:42 - 03/08/15 por Lusa

País Tendais

"A população anteriormente servida pelo posto médico de Tendais continua a reclamar a sua reabertura, mesmo que a tempo parcial, mas com um horário regular adequado. A CDU apoia a população nesta luta e tudo irá fazer para que a sua justa pretensão seja atendida", alegou.

Em comunicado, a CDU de Cinfães defende que "o direito a cuidados de saúde de proximidade e a uma vida digna das populações da Serra do Montemuro tem de ser respeitado".

"Médicos já há. É preciso que o ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) de Cinfães restitua às instalações todo o equipamento que foi retirado após a reforma do doutor Castro Monteiro e que seja destacado um médico para esta função", sustentou.

A extensão de saúde de Tendais, no concelho de Cinfães, foi encerrada há quase dois anos, tendo "trazido evidentes prejuízos" às populações que servia.

De acordo com o documento da CDU, o deputado Miguel Tiago foi recebido em abril pela [então] diretora executiva do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde do Baixo Tâmega que garantiu que "os postos médicos do concelho não encerrarão" e que "estão a ser tomadas medidas de reforço do número de médicos".

"Ficou assim claro que, diferentemente do que fora afirmado na reunião de novembro [do ano passado], em Tendais, há médicos para contratar e não é obrigatório que os postos médicos tenham de encerrar", acrescentou.

A CDU faz ainda saber que foi prometido ao deputado comunista Miguel Tiago que "em breve lhe seriam remetidas informações sobre a nova distribuição dos antigos utentes do posto médico de Tendais pelos serviços de saúde de Castro Daire, Cinfães e Oliveira do Douro".

"Infelizmente, passados mais de três meses, não nos chegou ainda a informação prometida. A [então] senhora diretora do ACES do Baixo Tâmega não cumpriu", referiu.

A agência Lusa contactou Avelino Bastos, o novo diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega I - Baixo Tâmega - assumiu funções em meados de julho - que esclareceu que o posto médico de Tendais "está encerrado e é para se manter assim".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório