Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Crianças desfavorecidas vão andar de avião pela primeira vez

Vinte crianças oriundas de famílias desfavorecidas de Cabeceiras de Basto vão ter, na sexta-feira, a possibilidade de andar de avião e de comboio pela primeira vez, num passeio até Lisboa oferecido pela GNR, foi hoje anunciado.

Crianças desfavorecidas vão andar de avião pela primeira vez
Notícias ao Minuto

10:29 - 27/05/15 por Lusa

País GNR

Selecionados pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cabeceiras de Basto, os contemplados com a viagem têm ainda em comum o facto de apresentarem bom desempenho escolar.

A iniciativa é do Comando de Braga da GNR, através da Secção de Programas Especiais (SPE) do Destacamento de Guimarães, em parceria com a Câmara de Cabeceiras de Basto.

Em comunicado, a GNR refere que alguns dos objetivos deste projeto são fomentar e valorizar as relações interpessoais e "satisfazer o ímpeto exploratório e a curiosidade intelectual" daquelas crianças desfavorecidas relativamente às rotinas/regras de segurança das grandes cidades.

Promover o desenvolvimento de aptidões para a vida real, a compreensão do mundo dos adultos e a aquisição de atitudes e valores são outros dos objetivos.

"Procura-se também proporcionar uma aprendizagem direcionada para a prevenção e segurança rodoviária de uma forma lúdica e interativa, através da experimentação de várias situações de trânsito, bem como possibilitar a experiência e a contextualização da utilidade dos vários tipos de transporte", acrescenta.

As crianças, todas do 4.º ano, vão de autocarro até ao Porto, "apanhar" o avião para Lisboa.

Na capital, têm agendadas visitas ao Palácio de Belém e ao Museu da GNR, tendo o almoço lugar no 4.º esquadrão de Cavalaria da GNR.

A meio da tarde, as crianças rumam à estação de Santa Apolónia, para a viagem de regresso, de comboio.

A GNR sublinha que o avião e o comboio são meios de transporte "completamente novos" ou "muito pouco conhecidos" para a maiora das crianças em causa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório