Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Agridem jovem e publicam vídeo no YouTube

Aconteceu na Figueira da Foz.

Notícias ao Minuto

06:50 - 13/05/15 por Patrícia Martins Carvalho com Lusa

País Figueira da Foz

O vídeo de um grupo de cerca de cinco jovens em idade escolar está a tornar-se viral pelas piores razões.

Publicado no YouTube, o vídeo mostra duas raparigas a agredirem fisicamente um jovem enquanto outro rapaz assiste e uma quarta pessoa filma.

A vítima de bullying é agredida à vez pelas duas jovens com murros e estalos e a certa altura outro jovem agarra a vítima que então se tenta defender.

O vídeo está já a circular nas redes sociais e está a gerar a indignação de várias pessoas, tais como os comediantes Rui Unas e Salvador Martinha.

Num dos comentários ao vídeo pode ler-se que a PSP da Figueira da Foz já está a par do caso e está a investigar.

De acordo com a agência Lusa, apesar de ter sido agora divulgado com a informação de que as agressões aconteceram num estabelecimento de ensino da Figueira da Foz, o vídeo terá sido filmado há cerca de um ano, não numa escola mas na via pública, junto a um complexo residencial do chamado Bairro Novo, zona turística da cidade. Envolve pelo menos cinco raparigas e um rapaz, para além da vítima, outro rapaz, hoje com 17 anos.

No filme, o agredido começa por levar dois estalos dados por uma rapariga, hoje com 15 anos e a principal agressora. Outra rapariga aproxima-se e, incentivada pelas amigas, dá três estalos ao jovem, mas depois recusa continuar e afasta-se, a rir.

O jovem, que ao longo do vídeo quase nunca esboça reação, aparece junto a uma parede, com os braços caídos, mãos atrás das costas. É depois novamente agredido pela primeira rapariga com mais um estalo. A agressora diz: "Isto é força, isto é força? Queres ver com mais força?" e dá um murro e mais seis estalos ao rapaz enquanto as amigas riem.

Ouve-se a voz de outro rapaz que ordena: "Dá-lhe mais". A agressora responde: "Já dei". Mas o rapaz insiste: "Mas dá-lhe mais". A segunda rapariga regressa e aplica uma sucessão de sete estaladas à vítima, com a mão esquerda.

Em alguns momentos, as agressões cessam, quando passa alguém na rua. A principal agressora reaparece e dá 10 estaladas seguidas à vítima enquanto as amigas continuam a rir.

"A mim não me apetece estar à chapada, apetece-me estar à porrada, sabes porquê? Porque tu meteste-me nojo", afirma. O rapaz questiona o porquê das agressões, alega que não fez nada e quem responde é o rapaz que se mantém quase sempre fora do plano da imagem: "Metes-te com ela, metes-te comigo", diz.

Até aos oito minutos do filme, a vítima - que tem desde a noite de terça-feira uma comunidade de suporte no Facebook, com mais de 1.300 apoiantes - volta a ser alvo da principal agressora, com oito murros, antes de se agarrar à cara e queixar-se de um dente.

Depois, leva dois murros no peito e esboça, pela primeira vez, uma reação de defesa. A rapariga ordena: "Tira a mão daí", dá-lhe uma joelhada nos genitais e pede ao rapaz que até então se tinha mantido fora da imagem para lhe agarrar as mãos. Manietado pelo outro jovem, a vítima é novamente agredida pela rapariga com um murro e um estalo e responde "Estejam quietos".

Já no final do vídeo, o jovem recebe um copo de água da agressora, que, a certa altura, parece preocupar-se com o rapaz: fala com ele, numa conversa inaudível mas, chamada pelas amigas, despede-se com um forte murro.

Os envolvidos nas agressões, alunos de vários estabelecimentos de ensino da Figueira da Foz, distrito de Coimbra, foram, na sequência da divulgação do vídeo, quase de imediato identificados no Facebook e alvo de insultos. Parte deles apagou as suas páginas nesta rede social.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório