Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

São 1,3 milhões os portugueses sem médico de família

Mais de metade dos portugueses que não têm médico de família mora na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

São 1,3 milhões os portugueses sem médico de família
Notícias ao Minuto

09:01 - 19/02/15 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

Os dados mais recentes são de 10 de fevereiro e mostram que 1,28 milhões de portugueses continuam sem médico de família, revela o Jornal de Notícias que teve acesso aos dados da Administração Central de Saúde.

Apesar de o Governo ter garantido no início da legislatura que iria dar um médico de família a todos os portugueses, a verdade é que a situação não se alterou significativamente quando comparada com o cenário observado em 2007.

O Jornal de Notícias, com base na monitorização da Administração Central de Saúde, refere que em 2007 havia cerca de 1,4 milhões de portugueses sem médico de família, um número que aumentou para 1,6 milhões em 2012 e que regressou aos 1,4 milhões no ano passado.

A última avaliação, que data deste mês, revela que atualmente são 1,28 milhões os contribuintes que não têm médico de família, dos quais 0,3% não têm por opção.

O ministro Paulo Macedo já havia dito que a dificuldade em alterar este cenário prende-se com o aumento das idas para a reforma por parte de especialistas de Medicina Geral e Familiar.

O presidente nacional da Associação Nacional de Unidade de Saúde Familiar frisou que o que a tutela diz é verdade, contudo, dirigiu algumas críticas a Paulo Macedo.

“Não houve capacidade de travar ou adiar estas saídas, há permanentes atrasos nas aberturas de concursos e nas colocações de novos médicos e o ritmo de abertura de novas USF abrandou muito”, atirou Bernardo Vilas Boas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório