Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Hospitais unem forças contra laboratório

Os hospitais de S. João e Santo António, no Porto, os Hospitais Universitários de Coimbra, o Hospital de Santa Maria e o Centro Hospitalar Lisboa Central (S. José) uniram forças para fazer frente à farmacêutica norte-americana Gilead Sciences, que se recusa a baixar o preço do novo medicamente para a hepatite C, adianta o Jornal de Notícias.

Hospitais unem forças contra laboratório
Notícias ao Minuto

08:58 - 28/01/15 por Notícias Ao Minuto

País Hepatite C

Os cinco maiores hospitais portugueses – hospitais de S. João e Santo António, no Porto, os Hospitais Universitários de Coimbra, o Hospital de Santa Maria e o Centro Hospitalar Lisboa Central (S. José) – uniram-se contra a farmacêutica Gilead Sciences, indica o Jornal de Notícias.

A empresa norte-americana comercializa o medicamento inovador para o tratamento da hepatite C, com uma taxa de cura acima dos 90%, que foi autorizado há um ano pela Agência Europeia do Medicamento mas que, em Portugal, ainda não é comercializado porque o Ministério da Saúde e a empresa não chegam a acordo.

As negociações entre o Ministério e o laboratório ainda decorrem mas os hospitais recusam-se a esperar mais e vão interpor uma providência cautelar por abuso de posição dominante e vão apresentar queixa na Autoridade da Concorrência.

Paralelamente, as instituições de saúde portuguesas vão declarar a Gilead Sciences como empresas hostil e cancelar as autorizações para os profissionais de saúde participarem em congressos patrocinados pela mesma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório