Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Herói de 11 anos salva avó e casa de chamas

Com 11 anos, Martim Gomes salvou a avó de um incêndio em sua casa. Quando chamou a ajuda do 112 e ninguém atendeu, o menino voltou a casa para confirmar se tinha realmente apagado o fogo, explica o Jornal de Notícias.

Herói de 11 anos salva avó e casa de chamas
Notícias ao Minuto

08:53 - 19/12/14 por Notícias Ao Minuto

País Matosinhos

Martim Gomes, de 11 anos, salvou a avó de um incêndio em sua casa. Mas o ‘herói’ diz que se sente “como uma pessoa qualquer”. “Nem pensei. Só quis ajudar a minha avó”, confessa Martim, depois de ter evitado a tragédia em Guifões, Matosinhos.

Martim e a avó, Maria Carvalho tinham acabado de jantar quando se deu o deflagrar das chamas. “Estava a tentar acender a lareira com paus e jornais mas a minha avó quis usar álcool”, afirma.

Quando Maria Carvalho atirou álcool para a lareira, deu-se uma explosão e as chamas atingiram a árvore de Natal. A mulher caiu e não se conseguia levantar. “O meu pai sempre me disse que quando for azeite não se pode atirar água, mas se for outra coisa posso”, recorda.

Martim encheu duas bacias e atirou sobre as chamas, depois “arrastou” a avó e ligou para o 112 mas ninguém atendeu. Pediu ajuda aos vizinhos e telefonou ao pai.

“Disse-me: ‘Pai, por favor anda para casa já! A casa está a arder!’. Disse-lhe para os dois ficarem na rua. Não queria saber da casa, só queria que os dois ficassem bem”, conta o pai, Nuno Gomes.

No entanto, Martim voltou a entrar contra as indicações. “Não tinha a certeza se tinha apagado as chamas todas e atirei mais água”, explica ao Jornal de Notícias.

Quando chegaram a casa, Martim já tinha controlado o incêndio. “O Martim é uma criança inteligente e com um bom equilíbrio mental, o que lhe permite pensar nas coisas. É uma criança muito especial” diz a mãe ‘babada’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório