Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Lista B ganha eleições para o Sindicato dos Jornalistas

A Lista B, uma das duas concorrentes à liderança do Sindicato dos Jornalistas (SJ), ganhou a eleição que hoje se disputou com 378 votos, tendo a Lista A recolhido 264 votos.

Lista B ganha eleições para o Sindicato dos Jornalistas
Notícias ao Minuto

07:15 - 19/12/14 por Lusa

País Eleições

A jornalista Sofia Branco, da Agência Lusa, que lidera a Lista B, disse que a sua equipa venceu também a votação para o Conselho Geral (com 381 votos contra 263 da Lista A) e para o Conselho Deontológico (361 votos contra 279).

Em declarações à Lusa, a jornalista disse que "estava à espera de uma vitória", mas "não por tão larga margem", a qual acabou por ser "de mais de 100 votos de diferença".

"Isto revela claramente que os votantes, que foram mais de 700, quiseram mudar o sindicato [e essa] era uma das nossas propostas", disse a presidente hoje eleita para a direção do SJ, sublinhando que "o facto de serem mais de 700 [eleitores] é muito importante, porque na última eleição não chegaram aos 500".

A jornalista da Lusa considerou que estes números significam que "haver duas listas candidatas a uma eleição é melhor do que haver só uma" e disse esperar que "daqui a três anos, no próximo mandato, haja duas listas a eleições", porque isso "é mais saudável para a democracia interna do sindicato".

Reiterando "a grande responsabilidade" que uma votação desta dimensão implica, Sofia Branco disse que conta com a colaboração da anterior direção do SJ.

"O primeiro telefonema que fiz foi ao presidente cessante da direção [do sindicato], Alfredo Maia, com quem já conversei e a quem pedi que connosco colaborasse e ele disse que assim o faria", relatou.

A presidente hoje eleita para a próxima direção do SJ afirmou ainda que "é muito importante que a passagem de testemunho seja bem feita", destacando que "não há aqui qualquer ideia de rutura".

"Queremos continuar com o que está a ser bem feito e introduzir algo que achamos que é necessário: novas abordagens ao sindicato, atrair novos sócios, revitalizar em termos etários e de vínculo profissional", concluiu, agradecendo a todos os elementos da Lista B, em particular, aos que acabaram por não ser eleitos.

A Lista B, uma das duas concorrentes à liderança do Sindicato dos Jornalistas (SJ), ganhou a eleição que hoje se disputou com 378 votos, tendo a Lista A recolhido 264 votos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório