Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Escutas com Sócrates podem salvar Vara da cadeia

O recurso de Armando Vara chegou ao Tribunal da Relação do Porto (TRP) na passada sexta-feira e pede a nulidade da ordem de destruição das suas escutas telefónicas com José Sócrates. Segundo o Diário de Notícias (DN), o advogado do antigo administrador do BCP alega que a destruição das conversas deixou Vara sem armas de defesa e a condenação de cinco anos de pena efetiva por ficar sem efeito por falta de provas.

Escutas com Sócrates podem salvar Vara da cadeia
Notícias ao Minuto

09:00 - 12/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Face Oculta

Armando Vara quer usar as conversas com José Sócrates como 'escudo de defesa' no recurso apresentado contra a pena de prisão efetiva de cinco anos a que foi condenado.

Segundo o Diário de Notícias (DN), o antigo administrador do BCP alega que as conversas destruídas por ordem do Supremo Tribunal de Justiça o deixam, agora, sem armas de defesa e a condenação poderá ter que cair por terra por falta de provas.

O recurso apresentado pela defesa de Armando Vara chegou ao Tribunal da Relação do Porto (TRP) na passada sexta-feira e fundamenta-se na nulidade da ordem de destruição das escutas do arguido com o antigo primeiro-ministro José Sócrates, que agora poderiam ser usadas para mostrar que Vara poderá ter sido influenciado.

Além disso, destaca o jornal, o advogado Tiago Bastos aponta, no recurso apresentado, várias contradições jurídicas e ilegalidades cometidas tanto pelo juiz de instrução, António Gomes, como pelo coletivo de juízes liderado por Raul Cordeiro e que presidiu o julgamento.

Tiago Bastos acusa os magistrados de ouvirem as escutas – tanto conversas telefónicas como SMS trocadas entre Vara e Sócrates – mesmo depois de ter sido dada a ordem de destruição, algo que, defende o advogado, poderá ter influenciado a decisão que levou à condenação de cinco anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório