Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Suspeito de Ébola ficou duas horas isolado em sala sem cadeira

O caso suspeito de Ébola sinalizado no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, no passado dia 10, foi obrigado a ficar fechado num sala de isolamento durante duas horas, sem saber porquê, e sem uma cadeira para se sentar. O doente acabou por adormecer no chão, conta o Diário de Notícias.

Suspeito de Ébola ficou duas horas isolado em sala sem cadeira
Notícias ao Minuto

09:37 - 19/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Lisboa

Jorge Viegas Santos não imaginava que, no passado dia 10, quando se dirigiu ao serviço de urgências do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, com febre, diarreia, dificuldade em urinar e dores no corpo, fosse sinalizado como um caso suspeito de Ébola, conta o Diário de Notícias.

As suspeitas existiram logo mas quando disse que era inspetor marítimo e foram verificadas picadas de mosquitos no seu corpo, as coisas mudaram drasticamente. “(…) Disseram que iam levar-me para a sala VIP. Foi então que percebi que era a de isolamento”, afirmou Jorge à mesma publicação.

Sem quaisquer explicações sobre o que estava a acontecer e sem, sequer, poder ligar à mulher, Jorge foi fechado numa sala de isolamento durante cerca de duas horas. “Uma sala que nem uma cadeira tinha. Eu ainda pedi e disseram que já vinha alguém trazer, mas nunca vieram. Estive lá quase duas, acabei por adormecer no chão com o cateter no braço e os dois frascos de medicamentos. Estava cheio de febre e cansado”, contou.

A suspeita de que possa ter contraído o mortal vírus adveio do facto de, como inspetor de um navio, poder ter passado em países de risco. “Nem saí de Portugal, estava em Leixões. As picadelas de mosquitos tinham duas semanas”, esclareceu Jorge.

Só duas horas depois, quando foi acordado pelo enfermeiro a dizer que estava tudo resolvido, é que foi informado de que tinha sido um caso suspeito de Ébola. Soube que os médicos ligaram para a DGS, para o patrão e para a direção dos portos, para saber onde tinha estado, quando, afinal, tinha apenas uma bactéria nos rins, curável com antibiótico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório