Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Turma composta só por alunos ciganos indigna pais

A Escola Básica do 1º Ciclo dos Templários, em Tomar, está envolta em polémica. Em causa, o facto de ter sido criada uma turma cujos alunos são todos de etnia cigana. Os pais das crianças e jovens garantem que é um ?desrespeito pela etnia?, escreve o Público.

Turma composta só por alunos ciganos indigna pais
Notícias ao Minuto

14:05 - 18/09/14 por Notícias Ao Minuto

País Tomar

O jornal Público dá hoje conta de uma situação que está a deixar alguns pais de Tomar indignados.

A Escola Básica do 1º Ciclo dos Templários criou, para este ano letivo, uma turma que é composta apenas por alunos repetentes e de etnia cigana. “Isto é um desrespeito pela etnia”, disse ao Público José António Pascoal, pai de um dos alunos.

O facto de as idades da turma variarem entre os 7 e os 14 anos é outra questão que indigna este pai.

“O meu filho [tem 11 anos e frequenta a terceira classe] chumbou por causa das faltas, mas isso é porque tem problemas respiratórios e fica doente. Como é que um professor vai conseguir ensinar ao mesmo tempo quem entrou este ano na escola pela primeira vez e quem já tem 14 anos?”, questionou.

Para José António Pascoal, estes alunos de diferentes idades foram colocados na mesma turma “porque são ciganos”, garantindo que com esta atitude a escola está a “encostá-los a uma parede para não aprenderem nada”.

Por seu lado, o diretor do agrupamento de escolas a que pertence a dos Templários, confirmou que foi criada “uma turma mais pequena com meninos que são repetentes”. O objetivo, explicou, é o de “tentar precisamente que eles progridam e não fiquem a marcar passo, como tem acontecido em anos anteriores”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório