Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Pratos e petiscos à base de polvo "abrem o apetite" em Zambujeira do Mar

Pratos e petiscos à base do "melhor polvo do mundo" vão "abrir o apetite" e enriquecer ementas de 17 restaurantes de Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira, entre sexta-feira e domingo, no 2.º Festival do Polvo.

Pratos e petiscos à base de polvo "abrem o apetite" em Zambujeira do Mar
Notícias ao Minuto

13:04 - 17/09/14 por Lusa

País Gastronomia

Com o lema "Prove aqui o melhor polvo do mundo", o programa do festival, além da componente gastronómica, inclui várias atividades com entrada livre, como espetáculos musicais e demonstrações de cozinha, através das quais será possível aprender e provar receitas "inovadoras" com polvo como ingrediente principal.

O Festival do Polvo pretende "promover o melhor que o mar tem", destacando as potencialidades e as especialidades gastronómicas possíveis de desenvolver a partir do molusco "tão apreciado" no concelho de Odemira, onde é capturado através de meios seletivos de pequena pesca artesanal, explica a organizadora, a Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense.

Em comunicado enviado à Lusa, a Câmara de Odemira, que apoia o festival, refere que o evento pretende "promover as potencialidades gastronómicas do polvo e dinamizar a economia local" e é uma das iniciativas promovidas ou apoiadas pela autarquia "com o objetivo de valorizar os melhores produtos" do concelho.

Segundo a organizadora, os restaurantes aderentes irão estar sinalizados com a indicação "Prove aqui o melhor polvo do mundo".

O programa de espetáculos musicais inclui as atuações, no Largo Mira Mar, de Os Tiborna, Eurico Silva e Alex Project, na sexta-feira, o Concerto ao Pôr-do-Sol com SVT, Yakari, Conjunto!evite, Tim e os Suspeitos do Costume, e a atuação de Baile de Verão, no sábado, e as atuações de Atar e Pôr ao Fumeiro e Alentejanos de Serpa, no domingo.

Insufláveis para crianças, durante os três dias, o lançamento do Livro "Mar da Nossa Gente" e um atelier de danças de salão, no Largo Mira Mar, e um passeio guiado de BTT, no domingo, são as outras ofertas do festival.

O Festival do Polvo é organizado pela Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense com o apoio da Câmara e a TAIPA - Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório